NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – NEA

Quem somos

O Núcleo de Educação Ambiental – NEA foi criado em 1996 na Secretaria Municipal de Infraestrutura Meio Ambiente de Piracicaba – SIMAP e está sediado no Parque do Mirante desde agosto de 2010.

São objetivos do NEA o planejamento e a execução de projetos, programas e intervenções educadoras que fortalecem os programas e serviços da SIMAP; a formação de pessoas em educação ambiental e a articulação entre instituições, para a otimização e estabelecimento de parcerias em projetos de educação ambiental no município. 

As atividades envolvem diversos públicos, desde visitantes de espaços públicos, como o Zoológico Municipal, até professores, líderes comunitários, grupos de terceira idade, estudantes. Entretanto, o foco principal das intervenções é a sensibilização ambiental e formação de educadores ambientais e agentes articuladores. 

As metodologias utilizadas são participativas, desde o planejamento até a execução dos projetos, programas e intervenções, as quais são referenciadas no conceito da educação ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Os temas de atuação estão ligados, principalmente a: resíduos sólidos, gestão das águas, arborização urbana, biodiversidade, uso do solo, qualidade do ar, município sustentável.  

O NEA atua também na elaboração, monitoramento e avaliação de políticas públicas municipais, sendo as principais: Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA) – Lei municipal nº 6.922/2010 e decreto de regulamentação nº 14.611/2012; Plano Municipal de Educação Ambiental – Decreto nº 18491/2020; Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) – Decreto nº 18.364/2020 e Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (em processo de elaboração).

Dessa forma, tem participação ativa em conselhos e espaço de participação, como o GMEA – Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental de Piracicaba, a Comissão de Acompanhamento do PMGIRS, a COMCLIMA – Comissão Municipal de Mudanças Climáticas e na Câmara Técnica de Educação Ambiental dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ).

Formado por uma equipe de 9 pessoas, sendo 4 educadores ambientais, 3 estagiários e 2 administrativos, o NEA realiza as atividades de educação em diversos espaços, como:

Palavras chave: visita visitas monitorada monitoradas agendamento