Quem somos

​O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) foi criado em 1996 na Secretaria Municipal de Infraestrutura Meio Ambiente de Piracicaba (Simap) e está sediado no Parque do Mirante desde agosto de 2010.

São objetivos do NEA o planejamento e a execução de projetos, programas e intervenções educadoras que fortalecem os programas e serviços da Simap; a formação de pessoas em educação ambiental e a articulação entre instituições, para a otimização e estabelecimento de parcerias em projetos de educação ambiental no município. 

As atividades envolvem diversos públicos, desde visitantes de espaços públicos, como o Zoológico Municipal, até professores, líderes comunitários, grupos de terceira idade, estudantes. Entretanto, o foco principal das intervenções é a sensibilização ambiental e formação de educadores ambientais e agentes articuladores. 

As metodologias utilizadas são participativas, desde o planejamento até a execução dos projetos, programas e intervenções, as quais são referenciadas no conceito da educação ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Os temas de atuação estão ligados, principalmente a: resíduos sólidos, gestão das águas, arborização urbana, biodiversidade, uso do solo, qualidade do ar, município sustentável.  

O NEA atua também na elaboração, monitoramento e avaliação de políticas públicas municipais, sendo as principais: Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA) – Lei municipal nº 6.922/2010 e decreto de regulamentação nº 14.611/2012; Plano Municipal de Educação Ambiental – Decreto nº 18491/2020; Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) – Decreto nº 18.364/2020 e Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (em processo de elaboração).

Dessa forma, tem participação ativa em conselhos e espaço de participação, como o GMEA – Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental de Piracicaba, a Comissão de Acompanhamento do PMGIRS, a COMCLIMA – Comissão Municipal de Mudanças Climáticas e na Câmara Técnica de Educação Ambiental dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ).

Formado por uma equipe de multidisciplinar de educadores ambientais, o NEA realiza as atividades de educação em diversos espaços, como:

– Campanha EducaPira:

A Campanha “EducaPira: comunicando a Educação Ambiental” é realizada desde 2022 pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMAP), por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA).

Objetivos: Disponibilizar materiais educativos sobre temas socioambientais que tenham interferência local e que sirvam de referência para educadores e qualquer cidadão interessado; Sensibilizar sobre a importância da preservação do meio ambiente e da realização de ações locais, realizadas de forma compartilhada – poder público, sociedade civil e empresas privadas. Confira abaixo as produções temáticas. 

(link para cartilhas – https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1Hsq-HW6bLtte79yt4T0fBy_Fw7fWG9iV)

– Cardápio de atividades NEA

O cardápio de atividades do Núcleo de Educação Ambiental é um material educativo, inspirado no conceito de Cardápios de Aprendizagem (PROFEA, 2006), o qual reúne uma série de atividades ambientais educativas, que podem ser realizadas por qualquer pessoa interessada, seja um professor(a), educador(a) ambiental ou mesmo pais e familiares. Seu objetivo é potencializar os processos educativos realizados dentro e fora da escola, por meio de atividades simples e cooperativas.

Referência: PROFEA. Programa Nacional de Formação de Educadoras(es) Ambientais: por um Brasil mais educado e educando ambientalmente para a sustentabilidade. Série documentos técnicos nº 8. Ministério do Meio Ambiente. Brasília. 2006.

(link para cardápio – https://drive.google.com/file/d/1EVHDSO7bjr7Ub6AqgOOiD4RDsVr8tcBo/view)

– Resíduos e Consumo consciente

Resíduos são as sobras do nosso consumo que podem ser reaproveitados ou reciclados. Isso pode incluir itens como embalagens, produtos quebrados ou obsoletos, eletroeletrônicos, restos de comida, entre outros. Por isso, ao contrário do que muitos pensam, resíduo não é lixo!

Também podemos afirmar que grande parte dos produtos que consumimos causa grande impacto no meio ambiente, desde a sua fabricação – devido à extração de recursos naturais, por exemplo – até a sua disposição final, quando ele vira um resíduo que não é reaproveitado ou descartado corretamente.

Desse modo, é fundamental analisarmos as nossas escolhas de consumo, preferindo produtos feitos de materiais que agridam menos o ambiente e que possam ser reaproveitados pós-consumo. A maneira como consumimos afeta a quantidade e a composição dos resíduos que geramos. Ser um consumidor consciente é lidar de forma mais responsável com os resíduos que são gerados, contribuindo para a redução do impacto negativo e a favor de um estilo de vida mais sustentável.

– Plante Vida – Programa de Educação Ambiental – Arborização Urbana

Criado em 2007, pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Simap, o programa Plante Vida nasceu como uma forma de conscientizar a população sobre os benefícios da arborização urbana: embeleza a cidade, fornece sombra, aumenta a umidade do ar, refresca a temperatura da cidade, combate enchentes, oferece alimento e abrigo aos animais, reduz estresse, reduz a poluição sonora, diminui o efeito estufa, ameniza a erosão, dentre outros. É desenvolvido em parceria com a Unimed, Santa Casa de Piracicaba e Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC). A iniciativa prevê o plantio de uma muda de árvore para cada criança nascida no município.

Conheça mais sobre a Arborização urbana do Município de Piracicaba:

https://piracicaba.sp.gov.br/servicos/arborizacao-urbana-poda-e-supressao-de-arvores-viveiro-de-mudas-municipal-doacao-de-mudas-plantio-em-calcadas

– Trilhas nos Parques

O Núcleo de Educação Ambiental – NEA realiza trilhas guiadas pelo Parque do Mirante e pelo Parque da Rua do Porto, para potencilizar o papel educativo dos Parques Urbanos.

Conheça o Trilhas no Parques:

Trilha no Parque – Mirante Piracicaba / SP

Trilha no Parque – Parque da Rua do Porto / SP


Ações de Educação Ambiental e Consumo Consciente

O Núcleo de Educação Ambiental da Simap realiza atividades de educação ambiental sobre resíduos sólidos e consumo consciente, por meio do Programa ReciCanto. São realizados cursos e oficinas para formação de professores, intervenções educativas em escolas e espaços comunitários, elaboração de material educativo e conteúdo para as redes sociais e elaboração de conteúdo para comunicação visual informativa e educativa para espaços públicos.

Saiba mais sobre o tema, acessando os links abaixo:

https://piracicaba.sp.gov.br/servicos/educacao-ambiental-3-rs

https://piracicaba.sp.gov.br/servicos/educacao-ambiental-compostagem

https://gmeapiracicaba1.wixsite.com/gmea/biblioteca-1

Políticas Públicas de Educação Ambiental

Agenda 2030 – Piracicaba / SP.

O Desenvolvimento Sustentável do planeta é um compromisso assumido por 170 países na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Cnumad), a Rio-92, realizada em 1992 no Rio de Janeiro. Esse compromisso foi consubstanciado na Agenda 21 Global, cujo lema é: “Pense globalmente, aja localmente”. A Agenda 21 Global traduz em ações o conceito de Desenvolvimento Sustentável, “aquele que harmoniza o imperativo do crescimento econômico com a promoção da equidade social e preservação do patrimônio natural, garantindo assim que as necessidades das atuais gerações sejam atendidas sem comprometer o atendimento das necessidades das gerações futuras”

Solicitação de Uso do Espaço do NEA – Mirante

https://piracicaba.sp.gov.br/servicos/solicitacao-de-uso-do-espaco-do-nea-mirante

Solicitação de Intervenções Educativas Ambiental e Visitas Mediadas

https://piracicaba.sp.gov.br/servicos/solicitacao-de-intervencoes-educativas-ambiental-e-visitas-mediadas

Contato

NEA – Núcleo de Educação Ambiental

Av. Maurice Allain, 77 – Vila Rezende, Piracicaba – SP

Fone: (19) 3417-9494/e-mail:neasimap@gmail.com