O Disk Animais é um serviço vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) e ao Pelotão Ambiental – destacamento da Guarda Civil Municipal (GCM). O espaço abriga médios e grandes animais (caprinos, ovinos, suínos, bovinos e equídeos: equinos, asininos e muares) abandonados ou soltos de maneira irregular em vias públicas, rodovias, áreas verdes e em todo perímetro da cidade, além de atender denúncias de maus tratos.

É de responsabilidade do Disk Animais: atendimento à denúncias, apreensões/recolhimento, estadia, liberação, adoção e leilão.

​A equipe do Disk animais é composta por quatro guardas-civis do Pelotão Ambiental, sendo estes em escalas de 01 GC pra cada 12hs sendo 1 subinspetor da GC ,1 Médica veterinária, 1 motorista do caminhão “boiadeiro” e 05 tratadores, todos de segunda a sexta-feira e plantão aos finais de semana.

​A área destinada ao Disk Animais possui 45 mil m²  e está localizada na Rua Alberto Coral Nº 1.500, no bairro Vila Fátima. 

HISTÓRICO

​ O Disk animais surgiu em 1994 com o nome de Boi Manso, que realizava o recolhimento e a recuperação de animais de grande porte (bovinos e equídeos), tendo como a 1ª sede no espaço que hoje é ocupado pelas Secretarias Municipais de Habitação e Gestão Territorial (Semuhget) e Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria (Semozel).  Tempos depois o Boi Manso foi para um terreno ao lado do Shopping Piracicaba e, em meados de 2002, se estabeleceu em uma área de 45 mil m² cedida pelo Estado dentro da Fazenda Experimental (Apta), às margens do Ribeirão Guamium. Em 2010 recebeu o nome de Disk Animais (Curral).

LOCALIZAÇÃO

Formalização de denúncias

Todas as denúncias podem ser feitas através do Pelotão Ambiental – Fone: 153 e 3422-0200.

Recolhimento de animais

Anualmente, o Disk Animais recolhe/apreende cerca de 40 animais em Piracicaba. Desse total, uma média de 25 são recuperados por seus donos, que têm 10 dias para a retirada do animal, conforme previsto no Decreto Municipal Nº 18.026, de 23 de setembro de 2019.

Estadia

Após o recolhimento, o animal permanece em quarentena no Disk Animais, recebe cuidados gerais, boa alimentação, é vacinado (conforme as necessidades e exigências da espécie) é submetido a exames veterinários clínicos e laboratoriais.

As fotos dos animais recolhidos serão postadas nessa página para auxiliar nas buscas pelo proprietário.

​O manejo dos animais é executado de acordo com legislações sanitárias estaduais e municipais, e os mesmos estarão cadastrados no plantel junto ao Gedave (Sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal)  da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Liberação

O proprietário do animal apreendido/recolhido deve comparecer na Sede do Disk animais, comprovar a posse do animal e solicitar a documentação necessária para a liberação bem como o pagamento das taxas, como as diárias. Será emitida pela Divisão de Atendimento Tributário as guias para pagamento. Após o pagamento, será emitida a Autorização para a Liberação do animal.

– DCF SIMAP – Rua Capitão Antônio Correa Barbosa 2233 – 9o andar – Centro – Piracicaba / SP.

Doação de animais (exceto bovinos)

Os animais que não forem procurados por seus donos, ou que estavam em situação de abandono e/ou maus tratos, serão encaminhados para a fila da doação. Os animais ficarão à disposição para adoção por ordem de entrada (registro no plantel) e por solicitação através de protocolo, seguindo a ordem cronológica dos registros plantel/protocolos citados no Artigo 13 do Decreto No 18.026 de 2019.

​Pré-requisitos para a adoção dos equinos apreendidos pelo Disk Animais

Os interessados em adotar animais de grande porte apreendidos podem ser pessoas físicas, jurídicas ou entidades filantrópicas.

•         O adotante deve ter mais de 18 anos de idade e não ter histórico de maus-tratos;

•    Somente será permitida a adoção de 02 (dois) animais por pessoa/endereço(exceto instituições de ensino ou entidades filantrópicas);e demais….

•        A propriedade onde o animal ficará abrigado deverá, obrigatoriamente, ser do tipo rural (chácara, sítio, fazenda, etc) localizada em Piracicaba e região, possuir autorização prévia e condições sanitárias adequadas para o alojamento do animal (comprovar com fotos e endereço);

•       Estar ciente que não se trata de animais de valor comercial, sendo que alguns deles podem apresentar problemas  ou sequelas de problemas congênitos, como má formação do sistema locomotor e sequelas de maus-tratos sofridos em sua vida pregressa;

•     Os animais adotados não poderão der submetidos a qualquer tipo de trabalho, reprodução comercial, especialmente o de tração (carroça, charrete e arado) e tampouco poderão ser usados em competições esportivas, como salto ou corrida;

•     O cadastro/contato precisa estar sempre atualizado e, em caso de óbito do animal, a pessoa deve informar as circunstâncias da morte e atestado de óbito emitido por um Médico veterinário (art12 Decreto 18 026/19).

Qualquer animal só será doado se for para receber tratamento adequado e desfrutar do carinho de um lar. Eles precisam de espaço e amor para desfrutarem de uma vida digna, livre de sofrimento e dor.

Como adotar

1 – Realizar o cadastro no  GEDAVE (Gestão de Defesa Animal e Vegetal) junto ao Escritório de Defesa Agropecuária (www.defesa.agricultura.sp.gov.br);

​Passo a passo:

​               1o passo – acessar o site : www.defesa.agricultura.sp.gov.br/

               2o passo – clicar em GEDAVE – cadastre se.

 3o passo – preencher todos os campos.

4o passo – Após concluir todas as etapas: entrar em contato com o EDA (Escritório de Defesa de Piracicaba) para mais esclarecimentos sobre o cadastro.

2 – Imprimir os seguintes documentos (Requerimento padrão, Ficha de adoção, Questionário pré adoção, ficha e transferência de responsabilidade e termo de fiel depositário), anexar o cadastro no Gedave e protocolar no – DCF SIMAP – Rua Capitão Antônio Correa Barbosa 2233 – 9o andar – Centro – Piracicaba / SP.

​•    Os protocolos serão permitidos exclusivamente no dia e horário estipulados (2ª a 6ª, das 8 as 16h). O protocolo não garante a adoção do animal. A disponibilidade dos mesmos vai depender da ordem do protocolo (será fornecido um número após a finalização do mesmo) e a apresentação dos documentos exigidos.

​•    Após o protocolo da documentação correta o interessado pode ir até o Disk Animais para conhecer o animal e dar continuidade no processo da adoção

​3 – O adotante deve providenciar o transporte adequado, que são os caminhões e veículos adaptados para o transporte de grandes animais com conforto e segurança e, se necessário, os exames para a liberação da GTA.

​ Ainda será necessária a Guia de Trânsito Animal (GTA), que tem o custo de R$ 17,45 por espécie animal. Veja como emitir abaixo:

Como emitir o GTA

Através do sistema GEDAVE, emissão e-GTA, preencher os campos solicitados, anexar exames, atestados (todos tem que estar com a validade em dia, 60 dias exames e 3 dias os atestados) e aí imprime uma DARE , no valor de aproximadamente R$ 15,00, à ser paga pelo dono do animal.

​Após o pagamento da DARE, é feita a validação no sistema e toda a documentação é enviada para O EDA Piracicaba, que fará a  aprovação dos documentos e liberação da guia de trânsito animal para a impressão.

​ Os animais doados só podem ser retirados após apresentação de toda documentação exigida: Termo de liberação animal – Projeto Adote um Amigão, GTA e cópias dos crachás, exames, atestados e microchip.

​           Todos os animais sairão com um microchip para identificação individual.

Leilão

​Os animais não adotados e os bovinos poderão leiloados em hasta pública. (Decreto No 18.026/2019).

Campanha: ADOTE UM AMIGÃO

​Os animais abaixo encontram-se disponíveis para ADOÇÃO.

​Para mais informações entre em contato com os responsáveis pelo Disk Animais.

​  – Clique sobre a foto para ampliar a imagem do animal – 

MARIA FUMAÇA – Crachá 35/23

Sou a Maria Fumaça e tenho 20 anos.
Crachá nº 35/23.

ISAURA – Crachá 68/23

Sou a Isaura crachá 68/23, uma eguinha de 17 anos que foi recolhida em uma rodovia da cidade sozinha. Sou muito boazinha.

LUNA – Crachá 98/23

Sou Luna, crachá 98/23. Fui abandonada no Bairro Cecap.

TIÃO – Crachá 103/23

Sou o meninão Tião, 15 anos crachá 103/23.Fui encontrado nessa situação, espero ser acolhido em um lar cheio de amor e carinho.

FATINHA – Crachá 101/23

Sou a Fatinha, crachá 101/23. Estava perdida pelo Vila Fátima e fui recolhida.

VOVÔ LINDO – Crachá 30/24

Sou o Vovô Lindo, cheio de amor pra dar. Crachá 30/24.

PAULO – Crachá 32/24

Sou o Paulo, crachá 32/24.

CAMPINHO – Crachá 37/24

Me apelidaram de Campinho, tenho 8 anos crachá 37/24.

LEGISLAÇÃO

(Clique sobre o documento para acessar a Legislação)

            – GEDAVE – Sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, implantado por meio da Resolução SAA n° 79/2012 aplicação de produtos e insumos veterinários e realização de exames, de acordo com os programas de sanidade animal, nas condições e períodos estabelecidos pelas normas vigentes, especialmente de acordo com a Lei Estadual n° 10.670, de 24 de outubro de 2000 e o Decreto Estadual n° 45.781, de 27 de abril 2001.

CONTATO

DISK ANIMAIS

​Endereço: Rua Alberto Coral Nº 1.500, Vila Fátima – Piracicaba / SP.

​Fones: (19) 3403-1250

​Horário de Atendimento: Segunda a Sexta – 8h às 16

​DENÚNCIAS ANIMAIS ABANDONADOS / MAUS TRATOS

Setor de Direito Animal – GCM

​Fones: 153 / (19) 3422-0200

Palavras Chave: apreensão cavalo cavalos égua éguas boi bois burro burros jumento jumentos caprino caprinos equino equinos moares carneiro carneiros ovelha ovelhas agendamento retirada animal estadia liberação denúncia curral doação leilão amigão adoção adote multa defesa gedave licença documentos requerimento