O que é Assistência Farmacêutica?
Segundo o Ministério da Saúde, a Assistência Farmacêutica (AF) reúne um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, por meio do acesso aos medicamentos e seu uso racional. Tais ações são baseadas na adoção de uma política de uso racional de medicamentos, com implantação e utilização de Relação de Medicamentos Essenciais (Remume), Formulário Terapêutico e Protocolos clínicos e terapêuticos, que consolidam a prática da prescrição segura e eficaz.
O profissional farmacêutico é quem estrutura os serviços de Assistência Farmacêutica, contribuindo na seleção, programação, aquisição, armazenamento e controle de estoque, distribuição de medicamentos, análise da prescrição, dispensação racional, atenção farmacêutica e implantação da Farmacovigilância, ação importante na notificação de eventos adversos.
Fale conosco
Para mais informações e dúvidas, entre em contato com a Coordenação de Assistência Farmacêutica:
Telefone: 3422-9946
Horário: 8h às 17h
Farmacovigilância
A Farmacovigilância é um conjunto de procedimentos relacionados à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de reações adversas a medicamentos ou quaisquer outros possíveis problemas relacionados a fármacos.
Existem duas ferramentas para notificação de problemas relacionados a medicamentos: Centro de Vigilância Sanitária (CVS) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e VigiMed da Anvisa.
O CVS disponibiliza aos profissionais de saúde a ferramenta para notificação espontânea de problemas relacionados a medicamentos como desvios de qualidade, perda de eficácia, abuso, intoxicação, uso indevido ou mesmo erros de administração.
O VigiMed é o sistema disponibilizado pela Anvisa para cidadãos e profissionais de saúde relatarem eventos adversos a medicamentos e vacinas, contribuindo para a avaliação de segurança dos medicamentos.
Confira aqui: