O Aeroporto Comendador Pedro Morganti, inaugurado no dia 18 de abril de 1942, está atualmente sob responsabilidade da Prefeitura Municipal de Piracicaba através do convênio 49/2012 e Lei 7.560/13.

Instalado na Estrada de Monte Alegre, nas proximidades da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), o Aeroporto está cerca de 2 km do centro urbano de Piracicaba. Sua infraestrutura conta com pista asfaltada de 1.200 metros de comprimento por 30 metros de largura utilizada para pousos e decolagens de aeronaves de pequeno a médio porte, estacionamento para 65 veículos, terminal de passageiros de 175m², pátio, oito hangares, um alojamento, salas de aula e um simulador de voo.

Dispõe, ainda, de sistema de balizamento noturno e farol rotativo que proporciona seu funcionamento durante 24 horas.

O Aeroporto não opera linhas comerciais de voo, sendo o Aeroporto de Viracopos, na cidade de Campinas, o mais próximo a oferecer este serviço.

TRANSIÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO

O Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), que administrou o aeroporto desde 1981, coordenou o processo de transição para a viabilização da municipalização.

Os contratos das áreas comerciais concedidas para atividades aeronáuticas (hangar e oficina de manutenção de aeronaves) receberam aditamentos, respeitando os termos acordados na época das assinaturas.

Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes foi assinado o documento que transferiu a administração do Aeroporto Pedro Morganti para a Prefeitura de Piracicaba no dia 28/12/2012.

Depois de concretizada a municipalização, as mudanças estruturais e melhorias do terminal vêm ocorrendo gradativamente.
(Fonte: Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico de Piracicaba (PDDT/2013) e www.piracicaba.sp.gov.br)

Diretor do Aeroporto: Marcelo Kraide Soffner

Contato: 3433-9823