O Centro de Controle de Zoonoses, órgão da Secretaria Municipal da Saúde, divulgou nesta terça-feira(04), o balanço parcial da Campanha de Vacinação contra Raiva de Cães e Gatos na zona rural do município, que teve início no dia 03 de junho.

Segundo o balanço, foram vacinados até agora, 5.649 cães e 926 gatos, totalizando 6.575 animais vacinados. A vacinação na área rural prossegue até o dia 22, com os agentes de zoonoses percorrendo casa a casa, a fim de garantir que até mesmo as propriedades mais distantes e de difícil acesso tenham seus animais vacinados.

De acordo com a diretora do Centro de Controle de Zoonoses(CCZ), Eliane de Carvalho, o trabalho está bastante positivo e já supera as 6.012 doses aplicadas nesta área, no ano passado. “Como no ano passado, verificamos o aumento da cobertura de felinos, que são mais suscetíveis a raiva transmitida por morcegos hematófagos, principalmente na zona rural”, disse.

A campanha acontece até dia 22 de julho na área rural. Nesta 5ª SEMANA: De 03 a 07 de Julho estão sendo visitados os bairros: Monte Branco, floresta, Giboinha, Fazenda Forquilha, Fazenda Graminha, Lagoa Seca, Lagoa Rica, Ribeirão dos Pires, Ibitiruna. No próximo sábado(08), as equipes estarão no bairro da Volta Grande e de 10 a 14 de julho, nos bairros Água Santa, Estância, Água Bonita, Fazenda Fortaleza, Fazenda Jóia Jaraguá, Bar do Chico, Pinga e Tanquã.

Segundo Eliane de Carvalho, a vacinação anti-rábica é gratuita possui um alto nível de segurança, com controle rigoroso das doses e aplicação por meio de agulhas e seringas descartáveis. ‘É importante que a população se conscientize da importância de vacinar seus animais de estimação contra a raiva, já que esta é a única forma de controlarmos a doença’, disse.