O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Piracicaba recebeu nesta quarta-feira (17) a visita de uma comitiva da cidade mineira de Pouso Alegre. Representantes das secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Obras e da Câmara de Vereadores conheceram a estrutura do Canil Municipal e ainda tiveram um encontro com o secretário de Saúde, Pedro Mello.

Segundo Eliane de Carvalho, coordenadora do CCZ, a visita teve como objetivo o intercâmbio de experiências. “Uma amiga comum nos indicou para que eles pudessem vir observar nosso trabalho no que diz respeito ao controle de zoonoses e manejo de cães e gatos e as dificuldades que enfrentamos no dia a dia do Canil”, disse a coordenadora.

A comitiva foi composta pela secretária de Saúde de Pouso Alegre, Giselly Gianini Pelegrini e pelo vereador Hélio Carlos de Oliveira, o Hélio da Van (PT), além do diretor do Centro de Bem-Estar Animal, Anderson Franciscone Paiva, do gestor ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Michel Julião Pinheiro Paes, e do arquiteto da Secretaria de Obras, Daniel Lage Casalechi.

“Temos a clara noção de que a questão dos animais não deve ficar somente com uma secretaria. É preciso envolver outras pastas, talvez criar um comitê, inovando e trabalhando de forma interssetorial. Percebemos que o apoio de ONGs, como ocorre em Piracicaba, talvez seja o caminho”, afirmou Giselly Pelegrini.

“Viemos conhecer o trabalho do Canil e do CCZ de Piracicaba, que são referências. Temos um problema de crescimento desornedado dos animais de rua e isso acaba tornando-se um problema de saúde pública. É preciso chamar todo mundo para somar, envolver secretarias como o meio ambiente e a educação. Nossa luta é para que o canil não exista, pois esse abrigamento não é a função de um CCZ”, afirmou o vereador Hélio Oliveira.

Os representantes de Pouso Alegre conheceram a estrutura e a forma de trabalho do CCZ e encerraram a visita com um encontro com o secretário Pedro Mello. “Foi importante para conhecermos o trabalho e o avanço em questões como a microchipagem dos cães e gatos que são castrados pelo serviço”, afirmou a secretária.