Com o objetivo de intensificar a importância da prevenção e os cuidados para evitar a proliferação da Dengue, o Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Piracicaba realiza, no Shopping Piracicaba, exposição preventiva até o dia 10, no corredor do Setor A (próximo à loja Polishop).
Com banners explicativos e materiais de divulgação, o Centro de Zoonoses pretende sensibilizar o público mostrando exemplares das larvas e do próprio mosquito transmissor. Também será apresentado mapa da incidência da doença no município. A intenção é intensificar a prevenção, mostrando os principais cuidados e medidas preventivas.
A abertura do espaço para a realização da exposição, na opinião da gerente de Marketing do Shopping, Cássia Spinosa, é fundamental para que a doença seja mantida sob controle. “Entendemos nossa parcela social no combate e prevenção da doença. A expectativa é positiva, principalmente devido ao movimento intenso nesta época do ano”, comenta a gerente.
A DENGUE – A dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus, que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, como o Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.
A doença pode ser transmitida por duas espécies de mosquitos (Aedes aegypti e Aedes albopictus), que picam durante o dia, ao contrário do mosquito comum (Culex), que tem atividade durante a noite.
Os transmissores de dengue, principalmente o Aedes aegypti, proliferam-se dentro ou nas proximidades de habitações (casas, apartamentos, hotéis etc) em qualquer coleção de água relativamente limpa (caixas d’água, cisternas, latas, pneus, cacos de vidro, vasos de plantas). As bromélias, que acumulam água na parte central (aquário), também podem servir como criadouros. O único modo possível de evitar a ocorrência é o controle dos transmissores (Aedes aegypti e Aedes albopictus).
SERVIÇO:
Exposição preventiva contra a Dengue
De 4 a 10 de dezembro
Segunda à sexta-feira – das 10 às 16 horas
Sábado – das 10 às 15 horas
Local: Corredor do Setor A
Realização: Centro de Controle de Zoonoses de Piracicaba