Nesta sexta-feira (7), Dia Mundial da Saúde, a partir das 9h, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses, desenvolverá campanha que tem como finalidade controlar p aumento de pombos na Praça José Bonifácio, local de grande fluxo de pessoas.

A campanha, com seqüência uma vez por semana até julho, contará com trabalho educativo desenvolvido pelos agentes de zoonoses e técnicos da Sedema, abordando os freqüentadores da praça, moradores daregião e, principalmente, ambulantes que tratam dos pombos. Na abordagem, serão explicadas as doenças transmitidas no contato com grande quantidade com pombos.

Além desta ação, o Centro de Controle de Zoonoses já se programa para desenvolver a campanha em outros locais que também tem problemas com pombos, como a Estação da Paulista, Mercado Municipal e escolas municipais e estaduais.

De acordo com a Zoonoses, algumas doenças são causadas por poeiras das fezes secas e dos ninhos dos pombos, entre elas as respiratórias; neurológicas e gastrointestinais como: Ornitose e Histoplasmose (infecção pulmonar); Criptococose (inflamação no cérebro); e Salmonelose (infecção intestinal), além de sujar e estragar prédios, residências e monumentos da praça.

Durante o trabalho educativo, os agentes estarão distribuindo folhetos explicativos, com dicas e instruções de como se prevenir para evitar as doenças, os pombos além de informar os endereços e telefones dos prontos-socorros, que atendem 24 horas.