Tem início neste sábado (03), a Campanha de Vacinação Anti-Rábica Canina e Felina na zona rural do município. A iniciativa faz parte da campanha anti-rábica realizada todos os anos, no mês de setembro, mas a exemplo do ano passado a vacinação na área rural será antecipada para possibilitar uma melhor cobertura vacinal de cães e gatos. Em 2005, 6.012 animais foram imunizados nos bairros rurais e a cobertura quase chegou a 100%.
De acordo com a diretora do Centro de Controle de Zoonoses(CCZ), Eliane de Carvalho, a idéia é realizar a imunização gradativamente, com os agentes de zoonoses percorrendo casa a casa, a fim de garantir que até mesmo as propriedades mais distantes e de difícil acesso tenham seus animais vacinados. “No ano passado, a iniciativa foi muito positiva, com aumento da cobertura de felinos, que são mais suscetíveis a raiva transmitida por morcegos hematófagos, principalmente na zona rural”, disse.
Além da vacinação casa a casa durante a semana nas propriedades rurais, nos sete sábados consecutivos, os agentes de zoonoses percorrerão residências de bairros mais distantes como Anhumas, Parque Peória, Nova Suíça, entre outros. A campanha acontece até dia 21 de julho na área rural.
Nesta 1ª SEMANA: De 03 a 09 de Junho serão visitados os bairros: Tupi, Pewória, Bartira, Santa Isabel, Tijuco Preto, Conceição I e II, Fazenda Santa Fé, Pesqueiro, Bela Vista, Fazenda Morro Grande, Horto Florestal, Chácaras na Rodovia Luiz de queiroz/ loteamentos, Taquaral, Chico, Parque Continental, Batistada.
Segundo Eliane de Carvalho, a vacinação anti-rábica é gratuita possui um alto nível de segurança, com controle rigoroso das doses e aplicação por meio de agulhas e seringas descartáveis. ‘É importante que a população se conscientize da importância de vacinar seus animais de estimação contra a raiva, já que esta é a única forma de controlarmos a doença’.
Desde o início das atividades do Canil há mais de cinco anos, os animais domésticos com suspeita de raiva têm sido enviados para exame e nesse período não foi registrado nenhum caso da doença.