Zoonoses imuniza mais de 4 mil animais no primeiro dia de campanha
O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) imunizou 4.306 animais no sábado (24), primeiro dia da campanha de vacinação antirrábica na zona urbana de Piracicaba. Segundo balanço do órgão, foram imunizados 3.759 cães e 547 gatos. De acordo com o médico veterinário Paulo Lara, coordenador da campanha, todos os bairros onde houve postos de vacinação registraram aumento no número de animais vacinados em relação ao ano anterior.
“Os números são bastante positivos e mostram que a população está engajada e consciente sobre a importância da vacinação contra a raiva de seus cães e gatos”, comemorou Lara. Somente no Cecap foram imunizados 636 animais. Os bairros Jardim Oriente e Serra Verde registraram acréscimo de 197 animais vacinados em relação a 2014, enquanto que no Santa Rosa o aumento foi de 79 bichinhos.
Em oito sábados, a Campanha de Vacinação Antirrábica irá disponibilizar 164 postos fixos e volantes de vacinação. A expectativa do CCZ é imunizar 30 mil animais entre cães e gatos. A campanha na zona urbana será mantida este ano com apoio do Instituto Pasteur, que arrecadou 25 mil doses da vacina junto ao CCZ da capital paulista. O Ministério da Saúde havia informado que a vacina só estaria disponível em 2015 para Estados com registro de raiva canina e que em São Paulo a campanha não ocorreria este ano.
No próximo sábado (31), o CCZ irá disponibilizar postos de vacinação nos bairros Paulista, Castelinho, Jaraguá, Pauliceia, Esplanada, Jardim Monte Branco, Nova Paulista, Jardim Glória, Jardim Borghesi, Vila Cristina e Jardim São Paulo.
Todos os cães e gatos com idade a partir de três meses poderão receber a vacina. Animais doentes, em tratamento e debilitados deverão aguardar a recuperação e a alta do médico veterinário. O mesmo vale para as gestantes e com crias, que deverão aguardar o desmame dos filhotes para receber a vacina. Para esses casos, a vacina pode ser aplicada diretamente no CCZ, de segunda a sábado das 8h às 17h.
Nove equipes formadas por vacinadores treinados irão trabalhar nos dias de campanha e farão a cobertura em todas as regiões do município. As vacinas são individuais e os materiais utilizados descartáveis. “Pedimos aos proprietários que colaborem, levando todos os cães em guias e conduzidos por adultos. Para os animais mais agressivos, é obrigatório o uso da focinheira e os gatos deverão ser levados em caixas de transporte ou em sacos como os usados para embalar cebolas, para evitar fugas e possíveis acidentes com o animal, proprietário e vacinadores”, alerta Paulo Lara, médico veterinário do CCZ.
