Termina neste sábado (27), a vacinação anti-rábica em Piracicaba. A meta que era superar a marca de 2006, foi ultrapassada e registrou 46.442 animais vacinados. No ano passado o numero foi de 44.472 animais, 2000 a menos que 2007.

Segundo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a Campanha de Vacinação Contra a Raiva teve início no dia 02 de maio na zona rural e 09 de setembro na zona urbana. Durante todo o mês de outubro, o CCZ realizou o repasse da vacina para a população que não levou seus animais durante a campanha que se encerrou no dia 22 de setembro.

Neste sábado o Canil promove o último dia do repasse e, após esta data, o proprietário poderá imunizar seu animal na sede do Centro de Controle de Zoonoses. Confira os pontos de repasse da vacina:

* Supermercado COOP – das 8h às 17h* Corpo de Bombeiro da Vila Independência* Emec Santa Rosa – das 8h às 12h* Escola Avelina Palma Losso (Santa Rosa) – das 13h às 17h

O responsável pela Vacinação anti-rábica deste ano, veterinário Paulo Roberto Lara, solicita à população que leve seu animal (cão ou gato) para receber a dose da vacina contra a raiva. Para garantir segurança tanto ao proprietário quanto ao técnico da vacinação, a orientação geral da Zoonoses é para que o animal seja conduzido ao local de receber a dose, preferencialmente por um adulto e que no caso de cão esteja em coleira ou guia e gato em saco.

A doençaA raiva é uma doença infecciosa aguda que uma vez instalada é sempre fatal. É causada por um vírus que se alastra pelo sistema nervoso de animais domésticos ou selvagens, cães, gatos, macacos, morcegos. etc , incluindo o homem.

A transmissão da raiva se dá pela saliva do animal contaminado pelo vírus da raiva, através de lesão da pele do novo hospedeiro. Este vírus pode inoculado por arranhadura, mordida ou lambida do animal doente. Característica da própria doença é o aumento da agressividade do doente, facilitando o ataque do doente a um novo animal ou ao homem. A prevenção mais importante é a vacinação sempre atualizada dos animais de convívio próximo.