O Centro de Controle de Zoonoses, em parceira com a Secretaria Municipal de Educação promovem amanhã (17) e sexta-feira (18) um apitaço com alunos das escolas municipais de ensino infantil, fundamental e complementar. De acordo com André Luis Rossetto, coordenador das ações de combate a dengue, o objetivo do apitaço é alertar a população para os cuidados no combate ao aedes aegypt, mosquito transmissor da dengue. Para Márcio José Ermida, orientador pedagógico do CCZ, esta ação é um apelo das crianças para a prevenção da população. Segundo o coordenador, o CCZ continua pedindo a colaboração da população para prevenir e combater o mosquito da dengue. Atitudes simples podem ajudar muito, como: · Tampar caixas d’água, cisternas, tambores e outros depósitos de água · Cobrir ou furar pneus · Retirar ou colocar areia nos pratos dos vasos · Colocar lixo em sacos plásticos ou latas fechadas · Esvaziar e virar garrafas, latas e recipientes, com abertura para baixo. O Aedes aegypt é muito parecido com pernilongo comum, mas é menor. Tem o corpo escuro e as pernas e patas rajadas de branco. Ele prefere recipientes pequenos, que acumulem pouca água, como por exemplo, uma tampinha de garrafa. A postura dos ovos é feita em água limpa e parada. A dengue é transmitida pela picada da fêmea.