Foto: Fernando GalvãoA cidade de Piracicaba vive períodos de chuvas intensas e com isso os alagamentos são inevitáveis em locais próximos aos rios. Nesta época, o numero de casos de leptospirose em animais aumenta e com isso a atenção a esta doença torna-se ainda mais necessária.A leptospirose é uma doença disseminada por meio da água contaminada pela bactéria leptospira, preocupando os profissionais que atuam na área de saúde animal. Ela é transmitida através da urina de roedores, principalmente dos ratos urbanos (ratazana e outros), portanto quando a urina desses animais fica diluída na água da chuva a bactéria penetra na pele dos animais, que além de desenvolverem a doença também vão transmiti-la a outros.A partir da contaminação o animal pode transmitir ao ser humano e também a outros animais, pois a bactéria fica em sua urina. A doença é grave porem evitável através de vacina (V8 e V10), e quando diagnosticado precocemente existe tratamento e o animal é curado.

Portanto lembre-se de vacinar seu animal e não deixe-os circular em áreas alagadas ounadar em rios, córregos e lagos. Outra medida preventiva importante é combater os ratos, e assim eliminar a urina contaminada.

O Centro de Controle de Zoonoses – CCZ – realiza mensalmente a desratização de bueiros e bocas de lobo na área central da cidade, procurando assim eliminar os ratos e diminuir o risco de transmissão da doença.

Mais informações pelo site: http://www.zoonoses.piracicaba.sp.gov.br