O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está intensificando o alerta sobre os riscos de aparecimento de escorpiões na área urbana de Piracicaba. Segundo a diretora do CCZ, Eliane de Carvalho, esta época do ano é propícia para o surgimento do escorpião devido clima quente e úmido.
De acordo com a diretora, o escorpião se esconde em locais úmidos e escuros, como entulhos, tapetes, pias e tanques, além de túmulos dos Cemitérios e margens de rio. Segundo Eliane, uma das formar de se prevenir é colocando tela em ralos e não deixar entulho e lixo doméstico exposto, pois esse material atrai baratas, e, conseqüentemente, escorpiões.
Outra orientação é tomar cuidado ao manusear sapatos, cobertas e cortinas e mexer em fundo de gavetas. Apesar de a espécie de escorpião amarelo ser mais agressiva, os cuidados também são válidos para evitar o aparecimento da espécie marrom, pois são peçonhentos e podem causar acidente.
SintomasA picada por escorpião leva à dor no local, de início imediato e intensidade variável, com boa evolução na maioria dos casos, porém crianças podem apresentar manifestações graves, como náuseas e vômitos, alteração da pressão sangüínea, agitação e falta de ar.
Em caso de incidente é necessário procurar, imediatamente, o pronto-socorro, para o bloqueio anestésico, já que o atendimento é de urgência. O paciente fica em observação e, em caso de desenvolver sintomas mais graves, que exija a aplicação do soro anti-escorpiônico ou outro medicamento, deve ser encaminhado à Santa Casa.