O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ligado a Secretaria Municipal de Saúde, esteve no último sábado (28) na região da Rua do Porto, alertando a população para os riscos da leptospirose. Os agentes entregaram folhetos explicativos aos freqüentadores do Parque da Rua do Porto e das margens do rio. Este foi o segundo final de semana consecutivo da campanha que vem sendo feita pela Prefeitura.

Eliane de Carvalho, diretora do CCZ, informou que foram entregues 770 folhetos aos freqüentadores das margens do rio Piracicaba, trecho compreendido entre as pontes do Caixão e Pênsil, e Parque da Rua do Porto. Contabilizando os dois finais de semana da campanha, foram entregues 1.270 folhetos, que contêm informações de como evitar a doença, modos de contágio e sintomas. “Conseguimos atingir bom público neste sábado, mas as ações de combate à doença continuam em fevereiro”, disse Eliane. No próximo mês, a campanha continua na região da Rua do Porto e também em dois núcleos de favelas. “Com as chuvas a vazão do rio aumenta e o número de freqüentadores também”, finalizou.

A doença infecciosa é transmitida através de contato direto com água ou lama contaminadas pela bactéria leptospira, presente na urina dos ratos e roedores silvestres. A leptospirose atinge animais e seres-humanos, principalmente se houver ferimentos. O período de incubação pode durar entre sete e 14 dias e os sintomas são: dor de cabeça, calafrios, febre alta, dores musculares, coloração amarelada da pele, fraqueza, vômitos, hemorragias na pele e nas mucosas e alteração do volume urinário.

As formas mais eficazes de prevenção são a eliminação e o controle da proliferação dos ratos, que se dá por meio de limpeza dos ambientes e evitar, ao máximo, contato com água ou lama contaminadas, provenientes de enchentes ou esgotos. Em caso de enchentes é necessário lavar chão, paredes, roupas e objetos domésticos atingidos com sabão e água sanitária (um copo de água sanitária para 20l de água), ferver ou filtrar a água de beber, jogar todos os alimentos e remédios atingidos pela enchente e se a caixa d´agua foi atingida não deve ser utilizada sem antes seguir a seguinte solução: um litro de água sanitária para mil litros de água. O controle de roedores pela Prefeitura pode ser solicitado por meio do telefone 156.