A Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promove entre os dias 2 e 7 de outubro, a Semana Municipal dos Direitos dos Animais. Estão programados diversos eventos que tem como objetivo conscientizar a população para questões como proteção, abandono e não-violência contra os animais.

Nos dias 2 e 3 de outubro, na Praça Takaki, das 9h às 15h, haverá vacinação anti-rábica para cães e gatos. Paralelamente à vacinação, acontece exposição de fotos mostrando os maus tratos por que passam diversos animais. Nos dias 4, 5 e 6 a vacinação e exposição acontecem, das 9h às 15h, nas praças de Santa Terezinha e José Bonifácio.

Também no dia 6 (sexta-feira), a Zoonose promove na Praça José Bonifácio, a Feira de Doação de Filhotes. Os interessados em fazer a adoção devem levar documento de identidade, comprovante de residência e assinar compromisso de responsabilidade sobre os animais. Uma vez por mês o veterinário da Zoonose faz visitação aos filhotes adotados. Os que não se encontrarem em condições ideais voltam ao canil para nova adoção. São realizadas três feiras por mês.