O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ligada a Secretaria Municipal de Saúde, fez no sábado (21) campanha de esclarecimento contra a leptospirose. A ação, que aconteceu nas margens do rio Piracicaba, terá continuidade no próximo sábado (28).

Eliane de Carvalho, diretora do CCZ, informou que foram distribuídos 300 folhetos aos freqüentadores do Piracicaba com informações de como evitar a doença, modos de contágio e os sintomas. No próximo sábado, os agentes estarão no Parque da Rua do Porto a partir das 7h30 e nas duas margens do rio.

A leptospirose é uma doença infecciosa transmitida através de contato direto com água ou lama contaminadas pela bactéria leptospira, principalmente se a pessoa for portadora de ferimentos. O período de incubação pode durar até 14 dias e os sintomas são: dor de cabeça, calafrios, febre alta, dores musculares, coloração amarelada da pele, fraqueza, vômitos, hemorragias na pele e nas mucosas e alteração do volume urinário.

As formas mais eficazes de prevenção são a eliminação e o controle da proliferação dos ratos, que se dá por meio de limpeza dos ambientes. Em caso de enchentes é necessário evitar contato direto com a água ou lama, lavar chão, paredes, roupas e objetos domésticos atingidos com sabão e água sanitária (um copo de água sanitária para 20l de água). O controle de roedores pela Prefeitura pode ser solicitado por meio do 156.