A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sedema) iniciou ontem (14), os trabalhos de revitalização no Zoológico Municipal. A proposta do governo municipal é de concluir os trabalhos até agosto, aniversário da cidade.
Para esta obra de revitalização, a Prefeitura estará investindo R$ 1, 5 milhão. Os trabalhos consistem na revitalização de 22 mil m2 de área; 5 mil m2 de recintos para os animais (todos com espelho d’água); além de 1.3 mil m2 de novas construções; recapeamento e reforma total das redes de água e esgoto no local.
O prefeito Barjas Negri destacou que esta ação faz parte do seu plano de governo de recuperar em duas etapas, o Paraíso da Criança e o Zoológico, que se encontravam fechados. No ano passado recuperou o Paraíso, atualmente com visitação mensal de cerca de 15 mil pessoas e agora iniciou a revitalização do Zoológico.
No local, conforme Barjas Negri existem atualmente 21 animais cuidados pela Prefeitura, que se encontram fechados e há cinco anos sem visitação do público. Com a revitalização, o Zoológico contará com 238 animais divididos entre aves, répteis e mamíferos, sendo nativos, exóticos ou em extinção.
Barjas Negri esclareceu que para atender as exigências da atual legislação ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama foi necessária a elaboração de novo projeto, já aprovado pelo órgão. O secretário municipal da Sedema, Rogério Vidal informou que o projeto do novo Zoológico está adaptado a prática de educação ambiental.
Segundo o prefeito municipal, o empreendimento terá tamanho médio, dentro dos padrões ambientais, de segurança e de tranqüilidade para os animais e para a visitação pública da melhor qualidade.
A expectativa, de acordo com Barjas Negri é de proporcionar para Piracicaba e região, a partir do segundo semestre, um novo espaço de lazer, ambiental e de entretenimento, para a visitação. A estimativa é de que passem pelo local, mensalmente aproximadamente 30 mil pessoas.