Zoológico de Piracicaba entrega primeiro recinto temático
Foi concluída uma das etapas do serviço de remodelação e revitalização de recintos no Zoológico de Piracicaba. O espaço, agora ocupado pelo tigre siberiano, foi o primeiro a receber os trabalhos da equipe de artistas plásticos contratada pelo Zoo e que está encarregada de criar ambientes temáticos para cada espécie. O time de profissionais é composto por Rodrigo Zangirolami, Rafael Fessel e Redley Camargo, responsáveis pela criação e execução dos espaços.

O recinto do tigre siberiano, novo morador do Zoo, foi o primeiro a ser finalizado
De acordo com Thiago Vilalta, diretor do Zoológico Municipal, a prática de criar recintos temáticos é comum no exterior e serviu de inspiração para implementar o projeto que, segundo ele, é inédito no Brasil. Estão em execução a área da pré-história, dedicada ao casal de iguanas, o templo budista aos jabutis e o já concluído mundo asiático, do tigre siberiano.
O diretor do Zoológico explicou a razão da escolha dos ambientes das iguanas e jabutis. "Répteis como iguanas nos remetem a seus ancestrais, os dinossauros e, consequentemente, à era pré-histórica. Na área destes animais criamos um curso d’água e instalamos um esqueleto – são costelas bovinas -, que simulam um fóssil, além disso a parte externa do recinto segue a mesma temática. Já para os jabutis, remetemos à tradição oriental que tem nestes animais um símbolo de longevidade, por isso trouxemos elementos da cultura japonesa. E esse é só o começo, pois vem muito mais por aí", disse.

O recinto das iguanas, que remete à pré-história, ainda está em construção
No planejamento do Zoo está a reprodução de elementos da fábula de Chapeuzinho Vermelho, no recinto do lobo-guará e a criação de um mini-pantanal para os jacarés. "Queremos transformar e enriquecer ainda mais a experiência vivenciada por nossos visitantes. O principal foco é com as crianças, para apresentar a elas de forma prática, o conteúdo aprendido em salas de aula. Se na escola, por exemplo, elas aprendem que o jacaré vive no Pantanal, iremos transformar o recinto do réptil em uma simulação deste habitat, e se o tigre tem origem asiática, estes elementos têm que ser vistos junto a ele", afirmou Vilalta.
Veterinário chefe do Zoo, Thiago Vilalta salienta que todas as etapas, do projeto à execução, são pautadas pelo respeito e bem-estar dos animais. "Os materiais, como tintas e resinas, são atóxicos e sem cheiro. Quando algum trabalho é realizado dentro do recinto os moradores são acomodados em áreas reservadas para reduzir o estresse causado pela presença humana. Queremos transformar nosso Zoo, mas sem jamais ultrapassar qualquer limite dos 'donos da casa'”, explicou Vilalta, que ressaltou o apoio do prefeito Barjas Negri e do secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten, ao projeto.

Thiago Vilalta, de branco, com os artistas Rodrigo Zangirolami, Redley Camargo e Rafael Fessel
SERVIÇO – O Zoológico de Piracicaba fica na avenida Marechal Castelo Branco, 426, no Jardim Primavera. Telefone: (19) 3421-3425. O funcionamento é de terça-feira a domingo, das 9h às 16h.
