A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), promove no dia 17/11, das 14h às 16h30, no Zoológico de Piracicaba, atividade educativa De Galho em Galho: Primatas Unidos pela Conservação.

A ação, voltada a crianças de 8 a 10 anos, integra a campanha Somos todos Primatas, da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), da qual o Zoo de Piracicaba faz parte. As vagas são limitadas a 20 pessoas e, para participar, os interessados devem preencher um formulário disponibilizado no site do Zoológico, https://sedema.wixsite.com/sedema/zoologico, até o dia 10/11, quarta-feira. A confirmação da vaga será feita pela Núcleo de Educação Ambiental (NEA) por email.

A atividade tem como objetivos sensibilizar sobre a importância da preservação dos primatas, da biodiversidade brasileira e estimular a interação das crianças com o Zoológico, por meio de atividade lúdica e educativa.

A coordenação será da equipe técnica do Zoo e dos educadores do NEA. As crianças vão participar de jogos e brincadeiras para reflexão de forma divertida sobre a importância dos primatas na biodiversidade brasileira.

No intervalo entre as brincadeiras, será reservado um tempo para lanche. Cada participante deve levar o seu alimento. O transporte de ida e volta para o Zoológico será de responsabilidade dos pais ou responsáveis pelas crianças. O Quiosque do NEA é o ponto de encontro no início e término da atividade.

ESPÉCIES EM EXTINÇÃO – A Campanha Somos todos Primatas é uma realização da AZAB em parceria com a Sociedade Brasileira de Primatologia e tem como objetivo principal sensibilizar o público sobre a importância da conservação desses animais, mais especificamente de seis espécies presentes na lista do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a AZAB e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. São elas: sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita), muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides), sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), micoleão-da-cara-dourada (Leontopithecus chrysomelas), macaco-prego-do-peito-amarelo (Sapajus xanthosthernos) e macaco-aranha-de-testa-branca (Ateles marginatus).

Macaco aranha-de-cara preta que vive no Zoológico de Piracicaba – Foto – Arquivo CCS

Macaco aranha-de-cara-preta que vive no Zoo de Piracicaba

SERVIÇO – Inscrições para a atividade educativa De Galho em Galho: Primatas Unidos pela Conservação. Até 10/11, por meio do formulário:

https://sedema.wixsite.com/sedema/zoologico . O preenchimento do formulário não garante a inscrição. A vaga será confirmada pela equipe do NEA/Sedema.