A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) realiza, entre os dias 11 e 14/10, no Zoológico Municipal, programação especial em celebração do Dia do Lobo-guará, comemorado no dia 12. As ações acontecem em frente ao quiosque do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), localizado no Paraíso das Crianças.

As atividades têm por objetivo sensibilizar os visitantes do Zoo sobre a importância da conservação do lobo-guará e do Cerrado, bioma onde ele vive naturalmente. As atividades são gratuitas e abertas ao público. Zoo mantém um casal de lobos-guará; a fêmea, de nome Roama, foi resgatada presa em uma armadilha e precisou ter uma das patas amputada

O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é o maior canídeo da América do Sul, seus pelos avermelhados se confundem com o campo do Cerrado e suas pernas longas permitem-no enxergar por cima da vegetação. É um animal onívoro que se alimenta desde roedores, pequenos répteis, aves, mel e frutas. Sua fruta preferida é a fruta-do-lobo (Solanum lycocarpum), encontrada no Cerrado, que ganhou esse nome pela grande procura do animal por ela. É um animal solitário e, por isso, raramente caça animais de grande porte, diferente do lobo europeu. Encontra-se ameaçado de extinção, segundo a lista do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O Zoológico Municipal de Piracicaba abriga um casal de lobos-guará, sendo que a fêmea, chamada Roama, teve uma de suas patas amputadas, devido a uma armadilha para caçar animais silvestres, o que impossibilitou a sua reintrodução na natureza. Roama vem do Tupi-Guarani e significa Permanecer de pé.

“O Zoo mantém um programa de educação ambiental, que tem como objetivos principais desenvolver processos educativos sobre a conservação da biodiversidade e fauna silvestre, assim como a promoção da ética e bem-estar animal. Nesse sentido, atividades como a que estamos desenvolvendo durante a Semana do Lobo-guará, promove a sensibilização das pessoas sobre os motivos da existência de Zoológicos, que é cuidar e manter animais provenientes do tráfico e desmatamento, uma das principais causas de atropelamento de animais silvestres”, explica Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental do NEA/Sedema.

SERVIÇO – Programação Especial em alusão ao Dia do Lobo-guará. De 11 a 14/10 (exceto dia 12/10, feriado), das 9h às 15h30. Mais informações pelo e-mail do NEA: neasedema@gmail.com. Todos projetos realizados pelo NEA/Sedema podem ser conferidos na página do Núcleo e do Zoo nas redes sociais: instagram.com/zoodepiracicaba, /neasedema e facebook.com/nucleoeducacaoambiental.

Confira a programação completa:

11/10 (terça-feira) e 13/10 (quinta-feira)

• Das 9h às 12h e das 13h30 às 15h30 – Os participantes vão conhecer o lobo-guará taxidermizado e fazer pinturas de máscaras do animal

• Das 10h às 10h30 e das 14h30 às 15h30 – Hora do Conto: Chapeuzinho verde e o Lobo-guará

14/10 (sexta-feira)

• Das 9h às 11h – Visita monitorada com a Escola Municipal Aracy Moraes Terra

• Das 13h30 às 15h30 – Visita monitorada com a Escola Municipal Geraldo Bernardino

• Das 9h às 12h e das 13h30 às 15h30 – Os participantes vão conhecer o lobo-guará taxidermizado e fazer pinturas de máscaras do lobo-guará