Cabine de Telemedicina para pacientes menos graves está instalada na UPA Piracicamirim, em projeto-piloto da SMS

Inédito na cidade e inaugurado recentemente pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, a Telemedicina de Piracicaba atendeu 500 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no mês de maio. O serviço integra o projeto Zera Fila na Saúde que visa encerrar com a lista de espera para consultas, exames e demais procedimentos represados durante os últimos anos, bem como reduzir a alta demanda nas UPAs da cidade por pacientes considerados de baixo risco – classificados nas cores azul e verde, conforme protocolo de emergência – que atualmente representa mais de 90% dos atendimentos nas quatro unidades de pronto atendimento da cidade.

O atendimento em Telemedicina em Piracicaba acontece com o conceito de ofertar mais comodidade e segurança aos pacientes, que podem cuidar da saúde sem precisar sair de casa e com menos tempo de espera. A consulta pode ser realizada pelo site  – recomenda-se a utilização do navegador Google Chrome – ou pelo aplicativo do cartão Pira Cidadão de segunda a quinta-feira das 17h às 8h, sexta-feira das 17h às 7h, e sábado, domingo e feriados 24h/dia. Os serviços de atendimento médico são via internet, por videoconferência e orientação médica realizada por clínico geral e pediatra para baixa complexidade.

No App ou site, antes de acessar a teleconsulta, é necessário que o usuário faça um breve cadastro para, assim, acessar ao serviço. É possível o paciente escolher o dia e horário do seu atendimento, evitando fila de espera. Após a confirmação do agendamento, o paciente deve acessar seu perfil de consulta cinco minutos antes do horário agendado para que sejam lidos e aceitos os termos de proteção de dados e segurança – de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) –, conferência da estabilidade da internet e funcionamento da câmera e microfone.

Marcelo Pinto de Carvalho, ordenador de despesas da SMS, reforçou que o serviço de Telemedicina é voltado para baixa complexidade. “Como é uma coisa nova tanto no serviço público quanto no privado, vemos este número de adesão ao serviço como positivo principalmente por ele ser oferecido em horário alternativo ao funcionamento das unidades de saúde da Atenção Básica, como UBSs e USFs, que atendem pacientes na saúde preventiva, com sintomas leves ou de baixa complexidade. Esperamos que a população continue utilizando o serviço que é totalmente online com a disponibilização dos atestados médicos, receita de medicamentos, renovação de receita, e encaminhamento para exames, tudo de forma digital”, enfatizou.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que é necessário que o paciente garanta que o dispositivo utilizado para a realização de sua teleconsulta médica possua acesso à internet em condições e qualidade suficientes para sua realização.

Veja vídeo com as instruções no vídeo abaixo.

CABINE – Em um projeto-piloto, a Telemedicina de Piracicaba também oferece uma cabine de teleconsulta dentro da UPA Piracicamirim. A intenção é oferecer ao paciente – considerado de menor risco – um atendimento individual mais ágil em um consultório móvel instalado na recepção da UPA, assim proporcionando maior fluidez ao atendimento das urgências e emergências classificadas como amarelo, laranja e vermelho. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 17h às 8h, aos sábados, domingos e feriados 24h/dia, nos mesmos moldes da telemedicina convencional.

Ao chegar à UPA Piracicamirim, antes de retirar uma senha para atendimento convencional, o paciente será acolhido por um técnico de enfermagem que oferecerá o novo serviço caso ele se encaixe no perfil deste atendimento. O paciente, concordando em utilizar a cabine, será recepcionado por um funcionário da cabine que explicará como acessar o serviço por meio do cartão Pira Cidadão. Neste caso, com o cartão, será feito o primeiro acesso – para cadastramento do paciente e abertura de ficha –, em seguida agendado seu atendimento para a cabine. Assim que solicitado, o paciente entra na cabine e faz a sua consulta com médico clínico geral; após devido diagnóstico e liberação do paciente, a receita com a prescrição de medicamentos, atestado médico e encaminhamento para especialidade ou exame laboratorial – a ser realizado na unidade básica de saúde de referência quando solicitado – é enviado imediatamento no e-mail do paciente e fica disponível no aplicativo do cartão Pira Cidadão, de forma online.