Augusto Muzilli Júnior visitou o projeto na manhã desta terça-feira

1.600 procedimentos realizados em um mês. Este é o resultado da ação Pira+Visão Mutirão de Catarata, promovida pelo Programa Zera Fila da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde. O investimento consiste em ofertar consultas e exames em consultórios instalados na Estação da Paulista e, posteriormente, encaminhado os pacientes – que estão há mais de dois anos na fila de espera – para cirurgia que acontece em consultórios específicos instalados na unidade de saúde do Parque Piracicaba.

O número foi anunciado na manhã desta terça-feira, 21/05, pelo secretário de Saúde, Augusto Muzilli Jr., que visitou as instalações do Pira+Visão na Estação da Paulista. “É importante visitar as unidades de saúde e as ações que realizamos e conversar com a população para saber o que está dando certo e, se necessário, melhorar ainda mais o serviço baseado na opinião dos pacientes”, afirmou.

Pacientes aprovaram as ações do Pira+Visão realizado pela prefeitura

A aprovação do Pira+Visão é unânime junto aos pacientes como é o caso do mecânico de manutenção Flávio José Novoletti, de 57 anos. Na manhã de hoje, ele recebeu atendimento de avaliação pós-cirúrgico com equipamento de biomicroscopia do olho por meio do equipamento Lâmina de Fenda. “Estou muito feliz. Estava há anos esperando por esse momento. A dificuldade de visão me impede de trabalhar e agora já estou vendo os resultados positivos. O atendimento está excelente e nós nem acreditamos que isso é oferecido pelo SUS. É bom saber que agora estamos recebendo um atendimento igual ou melhor ao oferecido nos planos de saúde”, enfatizou.

Flávio José Novoletti se prepara para operar o segundo olho para catarata

Ane Caroline Leal é a médica oftalmologista que realiza os exames pós-cirúrgicos no Pira+Visão. “Eles (os pacientes) seguem todas as orientações, ao pé da letra, e isso proporcionou aqui em Piracicaba um indicador excelente que é 100% dos procedimentos não terem infecção. Me dá um conforto no coração ver o paciente que chegou aqui para o pré-operatório de cadeira de rodas por não conseguir ver nada e, após a cirurgia vem andando, sozinho, e afirmando que deu tudo certo. Isso é ofertar qualidade de vida à população”, afirmou a médica.

Conforme salientou Muzilli Júnior, a partir desta semana os pacientes com mais de 60 anos, mesmo que não tenham encaminhamento para a cirurgia, podem receber os atendimentos diretamente na Estação da Paulista. “É bom deixar claro que esta facilidade é apenas para as pessoas com mais de 60 anos. Para ter acesso as consultas e exames, o interessado precisa apenas apresentar o Cartão Pira Cidadão, seja o físico ou o digital, disponibilizado pelo aplicativo. Os demais pacientes ainda devem solicitar o atendimento junto em sua unidade de saúde de referência para o devido encaminhamento ao nosso serviço”, concluiu Muzilli Júnior.