Francisco Machado, Tássia Espego e Alvaro Saviani

Na última quarta-feira, 12/06, a secretária de Governo da Prefeitura de Piracicaba, Tássia Espego, recebeu a visita do secretário de Relações Institucionais da cidade de Cotia/SP, Francisco Carlos Machado, para apresentar o Programa de Zeladoria Comunitária. O encontro aconteceu no bairro de Tanquinho, um dos núcleos contemplados na primeira etapa do projeto.

Durante a visita, os secretários acompanharam os resultados do programa em diversos pontos de Tanquinho, que receberam serviços de corte de mato, tapa-buraco e outras ações de zeladoria. Também acompanharam a visita o assessor de Projetos e Planejamento e membro da comissão de fiscalização do programa Zeladoria, Álvaro Saviani; o presidente do Centro Rural de Tanquinho e o presidente do conselho fiscal, José Albertino Bendassolli e Carlos Raitano; e a assessora de comunicação da Prefeitura de Cotia, Bárbara Rodrigues.

O Programa de Zeladoria Comunitária objetiva viabilizar a cooperação entre Administração Pública e Associações de Bairro ou Moradores para manter serviços de zeladoria em regiões afastadas da área urbana do município.

“É uma honra para nós receber o secretário Francisco Machado, da cidade de Cotia, para apresentar a dinâmica e os resultados do Programa de Zeladoria Comunitária. Essa visita nos mostra que esse projeto está tendo um ótimo retorno, inclusive, já se tornando referência para outras cidades. Esperamos, agora, que o secretário leve essa experiência para Cotia e dissemine a ideia da gestão compartilhada entre Poder Público e comunidade, que é o diferencial do programa, uma vez que é a comunidade quem conhece a realidade e as necessidades do seu bairro”, salientou Tássia.

Encontro objetivou apresentar a dinâmica e os resultados do Programa de Zeladoria Comunitária

Machado destacou a intenção em aplicar o programa em Cotia. “Viemos conhecer de perto esse programa e é perceptível que está dando muito certo. Queremos levar essa experiência para Cotia”, afirmou Machado, que veio representando o prefeito Rogério Franco.

O programa é voltado para atender os chamados Núcleos Urbanos Isolados (NUI), visando que a manutenção e melhoria das condições de urbanidade nessas localidades sejam coordenadas pelas associações e moradores dessas regiões no caso de demandas mais urgentes. Dentre os serviços de zeladoria estão inclusos, por exemplo, poda de árvores, manutenções estruturais em geral, tapa-buraco, manutenção de parques e equipamentos públicos, jardinagem e paisagismo.

Nesta primeira etapa do Programa de Zeladoria Comunitária, os bairros de Tanquinho, Santana, Santa Olímpia e Artemis foram contemplados.

PREMIAÇÃO – O Programa de Zeladoria Comunitária foi eleito vencedor do prêmio InovaCidade, promovido pelo Instituto Smart City Business America. A honraria reconheceu as iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades, e Piracicaba foi selecionada dentre 128 projetos inscritos, incluindo outros países da América Latina.

O prêmio reforçou que uma das características mais marcantes do programa é a inclusão socioeconômica incutida, porque possibilita a contratação dos moradores locais para execução dos serviços de zeladoria, o que fortalece a economia das áreas remotas e também promove um senso de pertencimento e engajamento cívico, contribuindo para a inclusão socioeconômica e o desenvolvimento sustentável das comunidades remotas. Além disso, o prêmio destacou que o Programa de Zeladoria Comunitária promove a manutenção física, o bem-estar social e a sustentabilidade.