Portal do Município de Piracicaba

XX Passeio de Barcos acontece neste sábado (04)

Por Comunicação Social / Publicado em 03/02/2017
Tempo de leitura: 3 minutos.

A XX edição do Passeio de Barcos acontece neste sábado. A saída dos barcos está marcada para às 9h da rampa do Largo dos Pesacadores. A iniciativa, que conta com o apoio da Setur (Secretaria Municipal de Turismo), é voltada ao cuidado com o meio ambiente e à solidariedade, com a doação de alimentos a entidades beneficentes. O evento terá um trajeto de cerca de 90 km pelo rio Piracicaba até a chegada no condomínio Tamanduá, na cidade de Santa Maria da Serra.

Na quinta-feira (02), foi realizada missa em louvor à Nossa Senhora dos Navegantes, por ocaisão ao seu dia, na Capela do Divino Espírito Santo. Nesta sexta-feira (03), acontece na parte da tarde o peixamento de 60 mil alevinos, entre pacus, corimbatás e piracanjubas, e plantio de 40 mudas de árvores nativas às margens do Piracicaba. As inscrições seguem neste sábado, a partir das 6h30, e vão até às 8h, quando ocorre um show com a dupla Claudemir e Moisés e Banda, seguido da bênção dos barcos, às 8h30.

“Condições melhores para navegar, com esse rio, não poderiam ser melhores”, disse o diretor da organização do Passeio de Barcos. “Foi feita também a vistoria das árvores plantadas no ano passado, e constatamos que das 30 mudas cultivadas, todas vingaram”, disse ele.

Em 2016, o Passeio reuniu mais de 150 embarcações e 400 navegantes, além dos expectadores em terra, que chegaram a quase 2 mil pessoas em Piracicaba e Santa Maria da Serra.

O Passeio de Barcos foi criado no fim da década de 90 pelo Engenheiro Agrônomo Benedito Augusto de Moura, falecido em 2014, e pelo professor Persão Magossi, o Passeio de Barcos surgiu com a proposta de ser uma “expedição” composta por navegadores e apaixonados pelo rio Piracicaba que tivesse por objetivo despertar a atenção às belezas naturais e aos problemas ambientais que afetam o manancial.

Para este ano, as metas socioambientais do Passeio de Barcos são a de plantar 40 árvores nativas, realizar a introdução de 50 mil alevinos de espécies nativas do rio Piracicaba e arrecadar uma tonelada de alimentos que serãom destinados ao Lar Betel.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.