Mais de 500 pessoas participaram nos dias 22, 23 e 24 de junho da XVI Semana Municipal sobre Álcool e outras Drogas promovida pelo Conselho Municipal Sobre Álcool e outras Drogas (Comad), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), a Câmara de Vereadores e a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

O objetivo deste ano foi promover ações conjuntas em relação à informação, prevenção, tratamento e a redução de danos, além de apresentar as ações exitosas de cada órgão do município.

Durante a abertura oficial, realizada no auditório da Unimep, professores, estudantes, conselheiros e profissionais interessados nessa área assistiram às batalhas de rimas que trouxeram à tona assuntos polêmicos e reais para reflexão e a palestra com os representantes do Grupo Coletivo Respire RD – um projeto do Centro de Convivência É de Lei, formado por um coletivo multidisciplinar de redutores de danos que visa o estímulo à reflexão, o autocuidado e o conhecimento sobre drogas em contextos de festas.

No dia 23, na Câmara de Vereadores, foi apresentado o Plano de Atenção ao Usuário de Álcool e outras Drogas, construído a partir de solicitação do Governo Municipal em 2015, que visa empreender novas atividades que contribuirão na qualificação da atenção aos usuários, bem como na construção de uma política municipal para a sociedade. Representantes da Semdes e das secretarias de Esporte, Lazer e Atividades Motoras, Saúde, Trabalho e Renda e a Guarda Civil Municipal, apresentaram suas experiências exitosas quanto à prevenção ao uso de álcool e outras drogas.

No dia 24, foi realizada apresentação cultural com as crianças e adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) e palestra O Papel e a Importância da Educação na Prevenção, com o professor Cristian Fernandes, idealizador do Condeq (Congresso de Dependência Química), cofundador do Instituto Independa e secretário municipal de Desenvolvimento Social da cidade de Capivari.

Durante a palestra, o professor enfatizou que todos somos educadores e que algumas atitudes, acabam por influenciar o uso de drogas por algumas crianças apesar de muitas famílias não quererem enxergar essa realidade. Ressaltou ainda a importância de avaliarmos nosso papel perante a formação da criança, que influi na sua maturidade.

O evento foi realizado pela Comissão de Organização formada por conselheiros do Comad, assessoria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do gabinete do vereador Gilmar Rota.

COMAD – Como órgão deliberativo e consultivo, o Conselho promove ações conjuntas na elaboração de políticas públicas para as áreas de prevenção e redução da oferta de drogas, bem como, tratamento, recuperação e reinserção social, visando dedicar-se ao pleno desenvolvimento dessas políticas públicas no âmbito municipal para a redução do uso de drogas.