Com muita alegria e entusiasmo ocorreu nesta quarta-feira (25/09) no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas a abertura oficial da 15ª Olimpíada Municipal da Terceira Idade sendo uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) e Fundo Social de Solidariedade, em parceria com as secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Ação Cultural/Turismo com os grupos de Terceira Idade do município.
O objetivo do evento que irá prosseguir até o dia 5 de novembro é valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem estar, resgatando a autoestima para melhor convívio social de pessoas idosas. A Olimpíada integra também a programação da 11° edição do Cultura e Movimento na Terceira Idade coordenado pela Secretaria Municipal de Ação Cultural/Turismo que foi aberta oficialmente também nesta terça-feira e conta com uma programação variada, com eventos esportivos, culturais, de saúde e muito mais até o mês de outubro.
Durante a cerimônia que reuniu representantes dos 45 grupos participantes totalizando cerca de duas mil pessoas presente no local, a pira olímpica foi acesa pelo atleta Maria Teresa Ferreira, destaque do atletismo na década de 70, e o juramento do atleta foi proferido por Maria Antonia de Moraes, Grupo Habilidosos.
O secretário municipal de Esportes, Pedro Mello, ressaltou que a Olimpíada promove a integração dos grupos com a pratica das modalidades e o convívio entre os participantes. “Que vocês possam se divertir e socializar”, ressaltou.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sandra Negri, ressaltou que “são 14 anos de boas atividades, além do convivio, amizade e participação dos grupos de terceira idade bastante atuantes no município”. “A competição promove ainda o congraçamento entre os participantes”, disse.
Estiveram presentes ainda no evento o vereador Pedro Kawai, representando o Poder Legislativo, o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Nelson Ladeira, e Marlene de Lima, da coordenação da Seleção Piracicabana da Terceira Idade).
As modalidades em disputa serão atletismo, basquetebol (adaptado e 3×3), bocha, buraco, cacheta, caminhada, damas, dança de salão, dominó, malha, minibol, mini tênis, natação, quimbol, tênis, tênis de mesa, tranca, truco, voleibol máster, xadrez e miss e mister.