Com o tema Barreiras Atitudinais, a XI Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência tem início, oficialmente, na segunda-feira, 04/09, com roda de conversa sobre o mercado de trabalho, ingresso e adaptações, na Escola do Legislativo, da Câmara Municipal. A programação, que segue nos dias 19, 20, 21 e 25/09, é realizada pelo Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (Comdef), vinculado administrativamente à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).
As ações visam mobilizar e sensibilizar a sociedade sobre a importância do tema, proporcionando reflexão e a busca de novos caminhos para garantir os direitos da pessoa com deficiência que ainda enfrentam obstáculos sociais, educacionais e profissionais.
“Este ano queremos despertar a consciência sobre barreiras atitudinais no nosso dia a dia. Para refletirmos o quanto nossas atitudes podem interferir na acessibilidade da pessoa com deficiência”, explica a coordenadora do Comdef, Elisangela Oliveira.
A data de 21 de setembro, instituída pela Lei n.º 11.133/2005 como Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, visa conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
PROGRAMAÇÃO – No dia 04/09, das 14h às 16h, a roda de conversa acontece na Escola do Legislativo, localizada na rua do Rosário, 833, Centro, com Gabriella Gimenez, psicóloga, com especialização na área de gestão e negócios enquanto facilitadora e Manuella Roeda Ruiz, pessoa com deficiência visual monocular, formada em Marketing com MBA em gestão de negócios e, atualmente, trabalhando na VR Benefícios, em vaga para pessoa com deficiência, como mediadora.
Nos dias 19 e 20/09 haverá capacitação sobre barreiras atitudinais, aos servidores da Secretaria de Saúde, com conselheiros do Comdef.
Dia 21/09, a partir das 9h, a população poderá participar da Caminhada da Inclusão. Com concentração e saída do estacionamento do Mercado Municipal, o trajeto percorrerá a rua Governador Pedro de Toledo, passando pela São José, até a praça José Bonifácio.
Para encerrar a programação, no dia 25/09, das 14h às 16h, na Escola do Legislativo, acontece a roda de conversa sobre a pessoa com deficiência e atividade motora. A atividade contará com a participação dos facilitadores Eduardo Azzini, educador físico e especialista em Atividade Motora Adaptada; primeiro-secretário do Comdef e conselheiro desde 2014; mestre em Educação Física, doutor em Ciência do Movimento Humano e preparador físico da Seleção Brasileira de Tênis de Mesa Paralímpica no Ciclo Paralímpico Rio 2016 e Elisângela da Silva Oliveira, coordenadora do Comdef e conselheira desde 2015; coordenadora da Central de Fisioterapia Municipal; integrante da Rede da Pessoa com Deficiência da Delegacia Regional de Saúde e especialista em Fisioterapia Desportiva e em Fisioterapia Aquática, Elisângela da Silva Oliveira, no anfiteatro da Secretaria de Educação.
Palavras-chave: Comdef; pessoa com deficiência, caminhada inclusiva; barreira atitudinal.