Acontece amanhã (19), no Anfiteatro – Pavilhão da Engenharia da Esalq-USP -Piracicaba, no horário das 8 às 18h30, o 4º Workshop Regional Sobre Vigilância das Síndromes Neurológicas em Herbívoros, numa parceria do Ministério da Agricultura com a Secretaria do Estado.
De acordo com a médica veterinária e Assistente de Planejamento – Escritório de Defesa Agropecuária de Piracicaba, Dorça Helena Lezier, o evento tem como objetivo capacitar os médicos e profissionais da área de saúde diretamente envolvidos com o controle da raiva da regional de Piracicaba, que contempla total de 16 municípios.
Na semana passada com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), a Coordenadoria de Defesa Agropecuária, da Secretaria Estadual da Agricultura realizou um trabalho específico de controle de raiva nos morcegos na zona rural local.
A veterinária informou que neste trabalho, quatro equipes do Programa Estadual de Controle de Morcegos foram a campo para verificação da presença dos morcegos, captura e disposição da pasta vampiricida, com o objetivo de diminuir a incidência do vírus da raiva, nas propriedades rurais da nossa regional.
Dados da Coordenadoria de Defesa Agropecuária constataram que do ano passado pra cá houve uma incidência maior de casos de raiva bovino em toda esta regional . Segundo ela , mensalmente a equipe do estado faz este controle dos morcegos, mas devido ao aumento de casos foi necessário intensificar esta ação. “ È uma doença que deve ter uma atenção especial , por não ter cura. Um vez instalada a doença no animal , ele vai chegar a morte”.
A orientação da Coordenadora é para o meio rural, principalmente nas propriedades onde está havendo casos de raiva, para efetuarem a vacinação do seu rebanho como um todo e façam a repetição desta vacinação, após 21 dias da primeira dose. Esta vacinação deverá ocorrer desde o primo, do nascimento até os animais mais velhos da propriedade.
As lojas agropecuárias comercializam a vacinação contra o vírus rábico. Todas as propriedades que possuem bovino pecuário de corte e em geral e bubalino, este mês de novembro, deverão realizar a vacinação contra a febre aftosa.A indicação da Coordenadoria Agropecuária é para que os proprietários destes animais realizem também a vacinação contra raiva