Workshop de Turismo em Piracicaba reúne profissionais da região

Rosângela Camolese durante abertura
Mais de 100 profissionais de Piracicaba e região participaram do 1º Workshop de Turismo Digital e Receptivo, realizado pela Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur). O evento sediado no Teatro Erotides de Campos, Engenho Central, contou com palestras e treinamento elaborados para orientar os segmentos do mercado de forma a atrair novos turistas. A iniciativa em homenagem ao Dia Nacional do Turismo, aconteceu em parceria com o Sebrae e Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi).

Palestra de Marta Poggi sobre Turismo Digital
Um dos temas abordados, Turismo na era digital: oportunidades para empresas do setor, impactou o público que recebeu informações sobre o perfil do novo consumidor e as transformações no mundo do trabalho, a partir das novas conexões digitais. A palestrante, fundadora do Blog Agente de Turismo e sócia da Strategia Consultoria falou sobre o viajante 4.0 que atualmente, é muito mais informado, experiente e exigente com o mercado do turismo. “Cerca de 94% dos turistas buscam informações em mobiles. Destes, 51% alteram suas programações de acordo com os conhecimentos que adquirem sobre o destino desejado”. “Hoje há novos valores, novos comportamentos e as empresas precisam aprender a usar as ferramentas digitais”, comentou Poggi.
De acordo com a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, o evento revela o quanto precisamos estar em constante movimento. “No setor do turismo observamos o quanto é necessário se adequar ao novo perfil do turista que busca mais do que conforto em suas viagens. A boa recepção ao cliente é aquilo que o faz voltar”, ressaltou.

Silmara Souza
Na oportunidade, Silmara de Souza, consultora de marketing e especialista em orientação à profissionais do turismo, relacionou a presença online dos novos empreendedores à importância do markenting como estratégia de rotina, na gestão dos negócios. “A exigência do novo cliente, reflete nas ações que o empreendedor precisa admitir, para oferecer serviços de qualidade. A sua marca deve tocar as pessoas e as decisões devem ser inovadoras para acelerar o crescimento dos negócios”.
O turismo receptivo foi abordado durante o treinamento com ênfase na necessidade do bom atendimento e de surpreender o cliente. “Em Piracicaba temos buscado caminhar para o desenvolvimento da prática turística, acompanhando as novas tendências e anseios dos turistas”, disse o diretor de turismo da SemacTur, Esdras Casarini.
Os profissionais que vieram de Americana, Analândia, Bahia, Botucatu, Campinas, Corumbataí, Cosmópolis, Itirapina, Limeira, Ribeirão Preto, Rio das Pedras, Santa Bárbara D'Oeste, São Carlos, São Paulo, São Manuel, São Pedro, Sumaré e de Piracicaba, foram recepcionados com uma mesa de produtos artesanais de Santa Olímpia – bairro rural da cidade, ao som de canções tocadas pelo tecladista Vinícius Novaes.
