O workshop para treinar e capacitar profissionais de manejo arbóreo (podas e supressão de árvores e palmeiras) para executarem serviços em vias públicas, realizado na próxima segunda-feira, 06/06, e terça-feira, 07/06, visa ampliar para 100 o número de credenciados para executar os serviços em vias públicas. A iniciativa é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e será no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central.
As inscrições foram prorrogadas e os interessados poderão se inscrever até amanhã, quinta-feira, 02/06, no site da Sedema (https://bit.ly/WorkshopManejoArbóreo). Aqueles que participarem de todas as atividades da programação receberão certificado de capacitação e poderão se credenciar na Sedema para realizar manejo arbóreo em vias públicas, com a devida autorização e seguindo a legislação municipal vigente e o Manual de Arborização Urbana do município, conforme a Lei Complementar 251/2010, artigos 258 e 259.
De acordo com Robson Willians da Costa Silva, responsável pelo Núcleo de Arborização Urbana, atualmente há 25 podadores credenciados na Sedema. Não ocorre capacitação nesse sentido desde 2016 em Piracicaba. “Esse tipo de serviço realizado pelos credenciados acaba desafogando a demanda do setor de Arborização Urbana e proporcionando mais uma oportunidade de atividade remunerada à população”, afirma Silva.
O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e das empresas Engemaia e Arbolab. O Teatro Municipal Erotídes de Campos fica na avenida Dr. Maurice Allain, 454, Vila Rezende.
PROGRAMAÇÃO – A programação do workshop conta com treinamentos teóricos e práticos. Na segunda-feira, 06/06, as atividades começam às 8h30 e terminam às 17h, com intervalos e horário de almoço. O secretário de Defesa do Meio Ambiente, Alex Salvaia, fará a abertura. Entre as palestras programadas para o primeiro dia estão temas como a legislação municipal, manual e normas de arborização, manejo arbóreo urbano, atividades da CPFL, boas práticas, entre outras.
Já na terça-feira, 07/06, as atividades começam às 8h30 e terminam às 12h, focando na prática em segurança em manejo arbóreo e de poda.
Confira a programação completa e os respectivos palestrantes abaixo:
Programação de 06/06:
8h30 – Abertura | Alex Gama Salvaia, secretário da Sedema
9h – Legislação municipal vigente e Manual e Normas de Arborização | Robson Willians da Costa Silva, responsável pelo Núcleo de Arborização Urbana
9h30 – Manejo Arbóreo Urbano | Rogério Goularte Gomes, da empresa Engemaia
10h15 – Intervalo
10h30 – Atividades CPFL | Responsável técnico da CPFL 11h – Mesa Redonda: Boas práticas de manejo arbóreo em áreas urbanas e redução de risco
12h – Intervalo de Almoço
14h – Manejo arbóreo digital em Piracicaba/SP: Avaliações e operações | Marcelo Leão, da Propark 15h – Responsabilidade dos credenciados | Robson Willians da Costa Silva, responsável pelo Núcleo de Arborização Urbana 15h15 – Intervalo
15h30 – Técnicas e boas práticas de poda e supressão | Rogério Goularte Gomes, da empresa Engemaia
17h – Encerramento
Programação de 07/06:
8h30 – Práticas de Segurança em manejo arbóreo | Rogério Goularte Gomes, da empresa Engemaia e Felipe Silveira, da Arbolab 9h30 – Práticas de poda | Rogério Goularte M. Gomes, da empresa Engemaia
12h – Encerramento