Workshop ambiental visa formação de jovens ecoprofissionais
Formar jovens com visão integral do meio ambiente. Este é o ponto central do workshop Construção de um Núcleo de Formação Ecoprofissional de Jovens na Estação Experimental de Tupi, que será realizado no dia 18 de abril, segunda-feira, das 8h30 às 17h, no Anfiteatro do Departamento de Ciências Florestais da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo).
O evento faz parte do Programa de Formação de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS), desenvolvido há quase 20 anos pela Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo e visa, nesse contexto, apresentar as bases filosóficas e pedagógicas do programa PJ-MAIS, bem como ampliar a rede de instituições envolvidas na construção de um núcleo deste programa na Estação Experimental de Tupi, em Piracicaba.
Está sendo organizado pelo Horto de Tupi, Laboratório de Política e Educação Ambiental (OCA – Esalq), Iandé e Reserva da Biosfera do Cinturão Verde do Estado de SP.
No encontro, estarão presentes membros do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), ligado à Secretaria Municipal de Educação (SME), Ondalva Serrano, responsável pela concepção da metodologia do PJ-MAIS e membro do Conselho de Gestão do Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental.
Segundo os organizadores, o objetivo específico do encontro é a formação integral e a capacitação ecoprofisional de jovens nas seguintes áreas: produção e manejo agrícola e florestal sustentáveis, consumo, lixo e arte, turismo sustentável e agroindústria artesanal.
PJ-MAIS – O programa PJ-Mais foi selecionado pelo organismo internacional entre as quase 400 outras Reservas da Biosfera do mundo, em 2000, para receber financiamento das Nações Unidas, e ganhou o primeiro lugar, em 2001, como melhor projeto em Reservas da Biosfera da América Latina e Caribe, em concurso da Unesco. Venceu ainda o concurso internacional Development Marketplace, do Banco Mundial, em 2005, entre os 30 projetos, de 2,7 mil concorrentes, com experiências de educação relevantes.
SERVIÇO – O Instituto Auá de Empreendedorismo Ambiental, instituição responsável pelo desenvolvimento do programa, traz em seu seu site mais informações sobre o PJ-MAIS: http://institutoaua.org.br/empreendimentos/programa-de-jovens/. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail eetupi.if@gmail.com. Contato: Rosa Maria Galera Gonçalves – Estação Experimental de Tupi. Fones: 3438-7116 / 3438-7200.
