O comentarista esportivo da ESPN Brasil e ex-jogador da seleção brasileira de basquete, Wlamir Marques, declarou seu apoio à candidatura de Piracicaba para sediar a 72ª edição dos Jogos Abertos, em 2008. O depoimento foi gravado na manhã de hoje, em sua casa, na cidade de São Paulo.
Em sua fala, o jogador e comentarista exortou as cidades a votarem em Piracicaba, devido o município ter uma bonita trajetória no esporte e por guardar requisitos, como povo acolhedor e estrutura condizente para realização de evento, que é considerado uma das maiores competições amadoras da América Latina.
O depoimento foi gravado pela equipe da prefeitura, que elabora vídeo institucional com imagens do município, do esporte, de autoridades e personalidades do esporte, para ser apresentado na eleição da sede, que acontecerá em São Bernardo do Campo no dia 17 de setembro. Piracicaba disputará a vaga com as cidades de Santos e Araçatuba.
Marques, natural de São Vicente, mudou-se para Piracicaba em 1953 para integrar juntamente com Pedro Vicente da Fonseca (Pecente) e Waldemar Blatkauskas, a seleção de basquete do XV de Piracicaba. Os três também integravam a seleção brasileira de basquete. Masques foi por 18 anos integrante da equipe brasileira, sendo dez deles capitão do time. Nos anos em que paricipou da equipe, consquitou dois mundias, ficou em vice em outros dois e com o bronze em outro. Maqrues atuou em Piracicaba de 1953 a 1961. Atuando no XV e representando o município, Marques foi campeão dos Jogos Abertos nas edições de 1956, 57, 58, 59, 60 e 61.