Portal do Município de Piracicaba
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Websérie Batuques, Quilombos e Matracas é lançada na Biblioteca de Piracicaba

Produzida pelo Rotas Afro, websérie valoriza personagens e territórios afro-brasileiros e terá estreia no cineclube Nhô Cine

Por CCS / Publicado em 27/03/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
Duas mulheres negras, uma com tranças e a outra com cabelo afro volumoso, estão em pé ao lado da estátua Mãe Preta, em um espaço arborizado. Ambas vestem roupas com estampa amarela e branca. A escultura representa uma mulher negra amamentando uma criança, com expressão serena e traços fortes. Ao fundo, árvores frondosas completam o cenário urbano.
Artistas piracicabanas Mayra Kristina e Tatá Roberta entre a estátua Mãe Preta em Campinas – Foto- Robson Ribeiro

A Biblioteca Municipal de Piracicaba, importante espaço de cultura, educação e preservação da memória, recebe amanhã, sexta-feira, 28/03, às 19h, o lançamento da websérie Batuques, Quilombos e Matracas – Memórias Afro-Brasileiras no Interior Paulista. Produzida pelo coletivo Rotas Afro e dirigida por Júlia Madeira, a iniciativa integra a programação gratuita do cineclube Nhô Cine e tem como objetivo valorizar a presença e o legado da população negra na formação do país, especialmente no interior paulista.

Com quatro episódios de cerca de 10 minutos, a obra será exibida no anfiteatro Alceu Maynard Araújo. A narrativa destaca personagens, territórios e tradições afro-brasileiras, abordando temas como a influência africana nos ciclos econômicos da região, as formas de resistência negra e o impacto de personalidades que atuam na preservação dessa herança cultural.

Participam da websérie artistas piracicabanas como a rapper Mayra Kristina e a percussionista Tatá Roberta, além de representantes do Samba de Bumbo Nestão Estevam e da Escola Piracicabana de Capoeira Angola (EPCA), entre outros convidados.

“Através de histórias silenciadas, mas vibrantes, a websérie valoriza personagens e locais que moldaram nossa identidade. Com um olhar poético e educativo, cada episódio convida o público a se engajar na preservação dessa memória, transformando conhecimento em ação”, afirma Júlia Madeira, idealizadora do projeto e fundadora do Rotas Afro.

Após a exibição, o público poderá participar de uma roda de conversa com a própria Júlia Madeira, membros da equipe de produção e a historiadora Marilda Soares. O diálogo vai abordar questões relacionadas à história, cultura e identidade negra no Brasil.

Além da exibição presencial, a série estará disponível gratuitamente no canal do YouTube Rotas Afro a partir de 31 de março. O conteúdo também é voltado ao ambiente escolar, com alinhamento ao Currículo Paulista e em conformidade com a Lei 10.639/2003, que determina o ensino obrigatório da História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas, o projeto  foi viabilizado por meio de edital da Lei Paulo Gustavo.

SERVIÇO – Lançamento da websérie Batuques, Quilombos e Matracas
Sexta-feira, 
dia 28/03, às 19h, na Biblioteca Municipal de Piracicaba – Anfiteatro Alceu Maynard Araújo, rua do Vergueiro, 145, Centro. Atividades especiais incluem roda de conversa com a equipe da produção, historiadora e convidados. Informações pelo WhatsApp (19) 98103-9497 ou pelo e-mail rotasafro@gmail.com


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.