Entre as esculturas selecionadas para a mostra principal do 48° Salão Internacional de Humor de Piracicaba, uma será a grande vencedora do Prêmio Escultura 2021 entregue pelo Júri Popular Alceu Marozi Righetto. A votação que garantirá ao vencedor, o valor de R$ 5.000,00 segue até o dia 18/9 pelo site www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br
A disputa acontece entre as oito esculturas produzidas pelos artistas brasileiros: Alex Souza, Fernanda Nepomuceno, Fernando Peter, Francisco Crócomo, Rosana Amorim, Rui Miranda, Synnove Hilkner e Victor Harabura. O vencedor será divulgado no dia 22 de setembro no site do Salão.
"Este prêmio é totalmente democrático e possibilita a participação direta do público. Estamos aguardando ansiosamente o resultado para, além de conhecer o vencedor, premiá-lo também", comenta Adolpho Queiroz, secretário municipal da Ação Cultural.
O Júri Popular Alceu Marozi Righetto foi criado para homenagear um dos idealizadores do Salão de Humor. Righetto integrava o grupo de jornalistas e intelectuais piracicabanos que, com o apoio de cartunistas do jornal "O Pasquim", decidiu se manifestar contra o regime militar.
VISITAÇÃO – As obras selecionadas no 48° Salão Internacional de Humor de Piracicaba podem ser conferidas presencialmente, até o dia 03 de outubro, sempre às quintas e sextas-feiras, sábados e domingos, das 10h às 17h, no Armazém 14, Parque do Engenho Central. Aqueles que desejarem podem fazer um tour 360º virtual pelo site www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br
O Salão deste ano reúne 308 trabalhos selecionados, entre 2.076 enviados por 349 artistas de 49 países, como Argentina, Brasil, China, Cuba, Estados Unidos, Espanha, Índia, Inglaterra, Itália, México, Peru, Palestina, Romênia, Rússia, Sérvia, Tailândia, entre outros.
Escultura de Synnove Hilkner do Brasil- Foto: Flávia Silva Perez
Os cartuns, caricaturas, charges, tiras e esculturas refletem o drama dos refugiados, autoridades políticas, vacina, pandemia, celebridades, tecnologia, redes sociais e outros assuntos que permitem a reflexão em torno de panoramas universais.
Também no Armazém 14 está exposto o 19° Salãozinho de Humor, que reúne desenhos e esculturas produzidos por crianças e adolescentes, entre 07 e 14 anos de idade, estudantes da rede pública e privada. Ao todo, foram inscritos 980 trabalhos. Destes, 100 foram selecionados para a exposição, sendo 50 deles da categoria de 07 a 10 anos e os outros 50, de estudantes entre 11 e 14 anos.
Escultura de Fernando Peter do Brasil- Foto: Flávia Silva Perez
A mostra presencial segue a flexibilização das restrições para o combate à pandemia do coronavírus, conforme decreto n.° 18.847, e atende a todos os protocolos sanitários necessários, como o controle de acesso, uso de álcool em gel, máscara e faixas com orientação para o distanciamento social.
O evento é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, Secretaria Municipal da Ação Cultural e Cedhu – Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba. Confira a programação completa da 48ª edição no www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br
Escultura de Fernanda Nepomuceno Brasil- Foto: Flávia Silva Perez
Escultura de Rosana Amorim do Brasil- Foto: Flávia Silva Perez
Escultura de Francisco Crocomo do Brasil- Foto: Flávia Silva Perez