Viveiro Municipal completa 30 anos com mais 1,5 milhão de mudas de árvores produzidas
Em 2025 foram distribuídas 16.542 mudas, além do plantio de mais de três mil mudas

Com cerca de 1,5 milhão de mudas de árvores produzidas, o Viveiro Municipal de Piracicaba completou ontem, 30/11, seus 30 anos. Desde 1995, o espaço tem contribuído para a recuperação de áreas de preservação permanente (APPs), para a arborização urbana e para cidades da Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Só neste ano (até outubro) foram distribuídas 16.542 mudas, além do plantio de 1.008 unidades em calçadas e 2.082 em áreas públicas, como parques, vias e APPs urbanas.

Antes de ser instalado no bairro Santa Rita, o viveiro funcionava em Saltinho, então distrito de Piracicaba. Com a emancipação do município vizinho, foi necessário transferir a estrutura para uma nova área. A região às margens da lagoa do Santa Rita foi escolhida por oferecer condições adequadas de irrigação. Hoje, o viveiro ocupa 60 mil metros quadrados e mantém estruturas de germinação, cultivo e rustificação das mudas.


“A produção começa com a coleta de sementes e frutos das árvores matrizes. Após a limpeza, as sementes são semeadas em areia grossa. Com a germinação, as mudas seguem para saquinhos com terra preparada e ficam no telado por cerca de um mês. Depois, passam para o pátio de rustificação, onde se fortalecem até atingir cerca de 50 centímetros, altura mínima para liberação. O processo é acompanhado diariamente pela equipe técnica do viveiro”, explicou Clementina Rossin, agrônoma responsável pelo Viveiro Municipal.
Atualmente, o espaço conta com cerca de 80 espécies nativas disponíveis para doação. Entre elas estão várias espécies de ipês, angico, cabreúva, canelas, guarantã, jequitibá, peroba, copaíba, jerivá, pitanga, jenipapo e cereja-do-rio-grande – ipês e frutíferas como acerola, amora, pitanga e goiaba estão entre as mais procuradas para plantio em casas e chácaras.
O local também atua como Viveiro Educador, onde a produção de mudas é utilizada como ponto de partida para discutir a relação entre a sociedade e o meio ambiente. As atividades aproximam estudantes, instituições e visitantes das práticas de conservação e restauração desenvolvidas no município.
“O Viveiro Municipal é um patrimônio ambiental de Piracicaba. Esses 30 anos representam um trabalho contínuo de cuidado com o território, ampliação das áreas verdes e incentivo para que a população participe ativamente da recuperação ambiental. Cada muda produzida aqui é resultado de um esforço técnico, mas também de um compromisso coletivo com uma cidade mais sustentável” , destacou o secretário-executivo de Meio Ambiente, Edson Marcus Bucci.
SOLICITAÇÃO DE MUDAS – As formas de solicitar as mudas variam conforme a quantidade requerida. Para doação de até 10 mudas, basta entrar em contato com a Prefeitura pelo SIP-156 ou fazer a solicitação diretamente no Sistema Sem Papel.
Para quantidade acima de 10 mudas, somente pelo Sem Papel, no link: https://sempapel.piracicaba.sp.gov.br/atendimento/servico-info/181. Mais informações pelo telefone 3424-1692.
SERVIÇO – O Viveiro Municipal fica localizado na rua Carolina Secheto Martins, 1.080, Santa Rita (ao lado da lagoa do bairro) e funciona de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 11h e das 13h às 15h.
