O músico piracicabano Vitor Casagrande se apresenta amanhã, quarta-feira, 5/06, às 20h, na Sala 2 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto, com o show Mestres do Bandolim, nome do seu primeiro álbum solo, interpretando composições inéditas de mestres do bandolim brasileiro. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados uma hora antes do espetáculo na bilheteria do teatro, na entrada da rua Gomes Carneiro, 1.212. O evento tem apoio da Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

Neste show, Casagrande toca composições inéditas de quatro mestres do bandolim brasileiro: Izaías Bueno de Almeida, Déo Rian, Ronaldo do Bandolim e Pedro Amorim. O objetivo central do projeto é homenagear em vida quatro mestres do bandolim brasileiro, e contribuir para o registro e divulgação de suas obras inéditas. Embora conhecidos como magistrais instrumentistas, o lado compositor de Izaías, Déo, Ronaldo e Pedro ainda é pouco explorado.

Segundo Casagrande, devido à falta de registros fonográficos e a escassez de partituras, as composições destas pessoas raramente são executadas e difundidas pelos estudantes e músicos profissionais nas rodas de choro e shows do gênero.

“Eles não apenas têm cumprido o importante papel de perpetuar o legado deixado por Jacob do Bandolim, precursor e referência máxima do bandolim brasileiro, como contribuem para a evolução do instrumento, imprimindo com propriedade seus estilos interpretativos e improvisos em gravações antológicas”, ele destaca.

Vitor é um dos jovens expoentes do bandolim brasileiro, e apesar de seus 30 anos, possui um extenso currículo de shows, workshops e gravações ao lado de músicos de referência no cenário nacional e internacional.

Dono de uma sensibilidade rara, o bandolinista tem como traço marcante as interpretações carregadas de lirismo e sentimento, além da malemolência no fraseado e da picardia inerente aos grandes chorões. Depois de três álbuns gravados com o conjunto Água de Vintém, dois em duo, um com Lucas Arantes e outro com o sueco Mats Andersson, dois com Batuqueiros e sua gente, e o mais recente com o Bandolim Trio, o músico apresenta seu primeiro álbum solo como intérprete, e faz uma justa homenagem a esses quatro baluartes da música.

SERVIÇO – Show Mestres do Bandolim, com Vitor Casagrande. Amanhã, 5/06, às 20h, na Sala 2 Carlos Drummond de Andrade do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Rua Gomes Carneiro, 1212. Classificação: Livre. Entrada gratuita.