Piracicaba foi incluída no programa federal que disponibiliza recursos para o projeto de Proteção Social a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência, Abuso e Exploração Sexual. O atendimento do programa está sendo feito, desde fevereiro último, pelo Centro de Registros e Atenção aos Maus Tratos na Infância de Piracicaba – Crami.

O programa tem o objetivo de propiciar atendimento que priorize crianças e adolescentes vítimas de violência, abuso e exploração sexual, no resgate de sua auto-estima, elaboração de projeto de vida e garantia dos seus direitos enquanto cidadão.

A inclusão de Piracicaba, conforme a secretaria municipal do Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guércio, tem como base dados do levantamento realizado em 2004, que buscou detectar municípios brasileiros com certo nível de problemática nesta linha.

Maria Angélica fez questão de destacar que o Crami é uma entidade parceria do governo municipal , com especialidade neste tipo de trabalho. Segundo ela, com o repasse do recurso, a entidade estará ampliando o atendimento para mais 50 jovens e poderá especializar a equipe técnica ainda mais neste atendimento. O projeto prevê atendimento psicológico, orientação social e mesmo encaminhamentos a outros órgãos que sejam necessários.

O trabalho, que engloba acompanhamento tanto do jovem (vitima de violência), quanto da família será desenvolvido em parceria com a Semdes, por meio das atuações regionalizadas já existentes.

O recurso proveniente anualmente da esfera federal é de R$ 37.200,00. A contrapartida municipal é de R$ 50.000,00, o que totaliza R$ 87.200,00 destinados ao atendimento especifico deste programa, de no máximo 50 jovens/ano, da faixa etária de 12 a 18 anos no máximo. Os casos são enviados pela poder público municipal, judiciário, conselho tutelar e entidades que atuam com este público.

Com mais este projeto, conforme a Secretária, o governo municipal além de ampliar o atendimento aos jovens, também soluciona uma certa defasagem existente neste setor, que já vinha sendo atendida pelo Crami.

Maria Angélica destacou que o município já desenvolve ações relevantes com crianças e adolescentes, principalmente na área de prevenção. Ela citou como um dos grandes projetos da Semdes, a atuação aos jovens de rua e suas famílias. Para este público específico, segundo ela, está prevista a entrega do novo espaço “Recriando”. Ela comentou, que no momento está sendo aguardado contato com o poder judiciário, para que venha tornar-se parceiro muito próximo do executivo neste trabalho.