Portal do Município de Piracicaba

Visita casa a casa contra a dengue neste sábado (6) chega ao Nhô Quim

Por Comunicação Social / Publicado em 05/12/2014
Tempo de leitura: 4 minutos.

O trabalho de visita casa a casa para eliminação dos criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, será realizado neste sábado na região do Nhô Quim. A ação integra o plano de reforço de combate à dengue em oito regiões mais críticas, que apresentaram alto índice de infestação do vetor. Durante a visita, além de retirar os criadouros, os agentes de zoonoses e equipes do PSF (Programa Saúde da Família) irão orientar os moradores sobre a importância da eliminação dos criadouros.

“Infelizmente não há fórmula melhor para prevenir a dengue do que eliminar os criadouros e evitar a proliferação do mosquito. A população precisa entender que a dengue é grave e pode matar e agora temos uma nova doença transmitida pelo mesmo vetor que é a febre Chikungunya, que traz complicações aos doentes”, alerta Sebastião Amaral Campos, o Tom, coordenador do PMCD (Programa Municipal de Combate à Dengue).

A estratégia teve início no último sábado (29), quando foram visitados imóveis nas regiões do Jardim Primavera e Monumento, e segue até o final de janeiro. Serão visitados ainda os bairros Vila Rezende (13), Vila Independência (20), Vila Monteiro (03/01), Morumbi e Cecap (10/01), Bairro Alto (17/01) e Novo Horizonte (24/01).

O LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) realizado em outubro apontou que os maiores IBs foram registrados nos bairros que receberão o reforço da Secretaria de Saúde: Nhô Quim (7,0), Vila Rezende (6,8), Vila Independência (5,7), Cecap (5,2), Pauliceia (4,4), Primavera (4,2), Bairro Alto (4,0), Morumbi (3,3), Vila Monteiro (3,1) e Novo Horizonte (3,0). Os números elevados trazem risco de epidemia de dengue nessas regiões.

“Estamos fazendo nossa parte e intensificamos os arrastões este ano, mas a população tem que compreender que o combate à dengue é um dever de todos e que sem a sua ajuda fica difícil reduzirmos os casos da doença, pois a melhor prevenção é a eliminação de criadouros”, alerta o secretário de Saúde, Pedro Mello.

ARRASTÕES A Saúde começou o trabalho de retirada de criadouros em julho e irá realizar 61 arrastões até o final de março de 2015. Além de 26 mega arrastões aos sábados, serão realizados 35 arrastões pelas equipes do PSF nas quintas e sextas-feiras. O número representa aumento de 52,5% em relação aos 40 eventos realizados entre agosto de 2013 e janeiro deste ano.

Até os arrastões da semana passada, foram recolhidas 484 toneladas de materiais inservíveis. Nesta sexta-feira, as equipes de combate à dengue finalizam o arrastão na região do PSF Bosques do Lenheiro 2. O mega arrastão deste sábado será realizado nos bairros Cecap, Eldorado e Terra Rica.

Além dos arrastões e do trabalho rotineiro das equipes, que inclui bloqueio mecânico, nebulização e visita casa a casa, carros de som com mensagens específicas para os bairros que apresentaram maior IB irão circular diariamente para conscientizar a população sobre a importância da eliminação dos criadouros.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.