Na imagem, ao fundo, a logo da Virada inclusiva - um coração colorido. À frente, pessoas idosas do grupo 50+ do projeto Com Vivência, durante apresentação musical
Grupo 50+ do projeto Com Vivência, durante apresentação musical

Mais de 400 pessoas passaram pela Virada Inclusiva, realizada no domingo, dia 3/12, na Estação da Paulista. O evento, em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, contou com apresentações culturais, macroginástica, exposições, oficinas, roda de capoeira, apresentação musical em Libras, praça de alimentação e brinquedos infláveis para as crianças. A iniciativa permitiu a interação de pessoas com ou sem deficiência em atividades culturais e recreativas gratuitas, visando a promoção de oportunidades para inclusão e participação social e garantia dos direitos sociais fundamentais para as pessoas com deficiência.

Apresentação da coreografia Pantera Negra Deusa, com a música em homenagem ao bloco afro Ilê Aiyê

Para agitar o público, o evento teve início com a macroginástica, seguida da apresentação de dança com o grupo 50+ do Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) Algodoal e Bosques do Lenheiro e, na sequência, crianças da unidade do Vem Viver deram show, apresentando a coreografia Pantera Negra Deusa, com a música em homenagem ao bloco afro Ilê Aiyê, que traz em sua letra a diversidade étnico cultural do Brasil.

”Fiquei muito feliz por ser convidada para este evento. Foi um momento muito importante para mim e para todos os participantes da coreografia”, disse, empolgada, Emamuelle Vitória Barbosa, 9, que representou a pantera negra.

Euclidia Fioravante, secretária da Smads

Euclidia Fioravante, secretária da Smads, explicou que o evento foi uma grande amostra da rede socioassistencial. “Quando falamos de inclusão, estamos falando de reunir pessoas com e sem deficiência, como fizemos neste evento. A Prefeitura, por meio da Smads, tem proposto ações e serviços, como o PHR, de habilitação e reabilitação, por exemplo, que tem feito um trabalho importante com pessoas com deficiência e suas famílias nos territórios, junto aos Cras; e hoje podemos ver que muitas dessas pessoas estão cada vez mais participativas e engajadas”, explicou.

Enquanto as apresentações ocorriam no “palco” da Gare, o público pôde prestigiar a oficina de atividades sensoriais e de música; a exposição de artes visuais do Centro Dia Passo a Passo; atividades realizadas na Auma; exposição literária com acervo de livros em braile, da Biblioteca Pública Municipal; doação de livros e artesanatos Natalinos da Avistar.

Roda de capoeira com jovens da Apae e Passo a Passo

A programação teve, ainda, roda de capoeira formada com jovens e adultos da Apae e Passo a Passo, interpretação em Libras com crianças do CCInter Itapuã; apresentação de maculelê e oficina de percussão com crianças do CCInter Sabiás; vivência de musicalização com o espaço PIPA – Síndrome de Down; apresentação de dança com pessoas idosas do CCInter Jaraguá, até canto coral com pessoas idosas do CCInter Jardim Oriente.

Apresentação musical com jovens do CRP

E, também, mais atividades envolvendo apresentação de dança e de música com o grupo 50+ do projeto Com Vivência; de música, com o Centro de Reabilitação de Piracicaba (CRP) e participação especial do musicista Pedro Aranha, além da importante participação da cantora Júlia Simões em trechos de músicas interpretados em Libras, pela Apaspi. Tudo foi composto para propor a inclusão.

Carlos Beltrame, secretário da Ação Cultural

Quem também marcou presença no evento foi o secretário da Ação Cultural, Carlos Beltrame, que falou sobre a oferta de acessibilidade nas atividades da Semac, para que todos tenham acesso à cultura e participem cada vez mais.

O evento, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), em parceria com o Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (Comdef), contou com o apoio das secretarias Municipais de Ação Cultural (Semac), Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Assupira, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Educando pelo Esporte, Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria (Afascom), Centro Social de Assistência e Cultura São José (Cesac), Associação de Atendimento à Pessoas com Deficiência Visual (Avistar), Apaspi, Passo a Passo, Espaço PIPA, Associação de Pais e Amigos dos Autistas (Auma), Associação Presbiteriana de Filantropia e Centro de Reabilitação de Piracicaba (CRP).

Palavras-chave: Virada Inclusiva; pessoa com deficiência; Smads; Comdef; Estação da Paulista.