Quatrocentos e cinquenta pessoas passaram pela Virada Inclusiva 2024, realizada ontem, domingo, 01/12, das 8h às 13h, no Engenho Central. Estavam presentes Marcos da Costa, secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Euclídia Fioravante, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wander Viana Santos, coordenador do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Piracicaba (Comdef), Letícia Peres de Farias Françoso, coordenadora do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, e representantes de diversas organizações e entidades. Foram cinco horas de atividades que promoveram a inclusão, a diversidade e o protagonismo das pessoas com deficiência.
O evento, que teve como tema Superamos Barreiras, Protagonizamos Mudanças promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), foi realizado no município pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Ação Cultural (Semac), Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (Comdef) e diversas organizações locais. A iniciativa permitiu a interação de pessoas com ou sem deficiência em atividades culturais e recreativas gratuitas, visando a promoção de oportunidades para inclusão e participação social e garantia dos direitos sociais fundamentais para as pessoas com deficiência.
O secretário Marcos da Costa disse que a Virada é um evento importantíssimo e Piracicaba está de parabéns por promovê-lo com diversas atividades, fazendo com que pessoas com e sem deficiência possam comemorar o dia 03/12, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. “É importante que a sociedade possa refletir sobre a necessidade que merecem todos, especialmente as pessoas com deficiência, para que possam viver e exercer a cidadania de forma plena, em favor da dignidade e inclusão”, ressaltou.
A secretária da Smads, Euclídia Fioravante, destacou o trabalho das organizações presentes no evento totalmente integradas com os serviços socioassistenciais de cada território de CRAS, tendo como objetivo a minimização das barreiras de acesso das pessoas com deficiência aos serviços públicos e aos contextos sociais.
Letícia Peres Françoso destacou que a Virada deste ano foi maravilhosa, com diversas participações culturais e que contou não somente com pessoas com deficiência, mas também com pessoas que não têm deficiência, que prestigiaram o evento, vivenciando e vendo na prática que as diferenças não as diminuem.
Para o coordenador do Comdef, Wander Viana Santos , a virada Inclusiva é de extrema importância, pois abre espaço para as entidades mostrarem seus trabalhos e pessoas com deficiência mostrarem suas capacidades. “É um dia de integração de pessoas, independente se possuem ou não deficiências. É um momento de inclusão e de reflexão para toda a sociedade, e para que todos percebam e entendam que as pessoas com deficiência são acima de tudo pessoas, com total direito de estarem em todos os lugares que quiserem estar”, destacou.
APRESENTAÇÕES – A programação incluiu apresentações culturais, treino de corrida/caminhada com triciclos, que passou pela passarela Pênsil, Rua do Porto e Bosque do Engenho, em um percurso de aproximadamente 5 km, exposições, atividades dirigidas de ginástica, demonstração de esportes paralímpicos, apresentação de dança, coral de vozes com repertório natalino, apresentações de capoeira, música, venda de produtos artesanais, oficina de libras, ciranda inclusiva, vivências inclusivas (musicoterapia, oficina de Libras, atividades adaptadas), exposição literária (acervo em braille e doação de livros), informações e esclarecimentos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A Virada Inclusiva celebra o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemorado no dia 03/12, destacando o protagonismo das pessoas com deficiência na construção de uma sociedade mais acessível, justa e inclusiva.
Foram apoiadoras do evento a Organização social Pernas Caipiras, Organização Social dos Ostomizados, Associação de Atendimento a Pessoas com Deficiência Visual de Piracicaba (Avistar), ITS Brasil – Pólo de Empregabilidade Inclusiva, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação Síndrome de Down de Piracicaba, Espaço PIPA, Associação Presbiteriana – Crescer, Centro Social de Assistência e Cultura São José (Cesac), – Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Piracicaba (AUMA), Associação de Surdos – Libras Piracicaba (Assupira), Associação Brasil Parkinson Núcleo Piracicaba, Centro de Assistência Social Coração de Maria Nossa Mãe (Afascom) e Centro de Reabilitação de Piracicaba.