Uma criança negra com roupa africana, nas cores vermelho e preto, faz apresentação, ao lado de um menino segro, que levanta um instrumento musical. São acompanhados por outras dançarinas de braços erguidos.
O evento será marcado por diversas atrações

A Virada Inclusiva 2024, com o tema Superamos Barreiras, Protagonizamos Mudanças, acontece neste domingo, 1º/12, das 8h às 13h, no Engenho Central (palco externo do Teatro Erotides de Campos). O evento, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), será realizado no município pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Ação Cultural (Semac), Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (Comdef) e diversas organizações locais.

Pessoas comdeficiência, sendo oito em pé e um sentado se apresentam na Virada Inclusiva do ano passado.
A Virada Inclusiva acontecerá neste domingo, no Engenho Central

A programação inclui apresentações culturais, treino de corrida/caminhada com triciclos, que passará pela Ponte Pênsil, Rua do Porto e Bosque do Engenho, em um percurso de aproximadamente 5 km, exposições, atividades dirigidas de ginástica, demonstração de esportes paralímpicos, apresentação de dança, coral de vozes com repertório natalino, apresentações de capoeira, música, venda de produtos artesanais, oficina de libras, ciranda inclusiva, vivências inclusivas (musicoterapia, oficina de Libras, atividades adaptadas), exposição literária (acervo em braille e doação de livros), informações e esclarecimentos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Mulher com livro em baixo do braço olha livros expostos em uma mesinha.
Exposição literária estará presente na Virada Inclusiva

A Virada Inclusiva celebra o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemorado no dia 03/12, destacando o protagonismo das pessoas com deficiência na construção de uma sociedade mais acessível, justa e inclusiva.

Euclidia Fioravante, secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, destaca que o evento é um convite para que toda a comunidade participe ativamente. “A Virada Inclusiva é uma oportunidade de unir pessoas com e sem deficiência na construção de um ambiente de respeito, igualdade e convivência”, afirma.

São apoiadoras do evento a Organização social (Pernas Caipiras), Organização Social dos Ostomizados, Associação de Atendimento a Pessoas com Deficiência Visual de Piracicaba (Avistar), ITS Brasil – Pólo de Empregabilidade Inclusiva, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Piracicaba, Associação Síndrome de Down de Piracicaba, Espaço PIPA, Associação Presbiteriana – Crescer, Cesac, – Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Piracicaba (AUMA), Associação de Surdos – Libras Piracicaba (Assupira), Associação Brasil Parkinson Núcleo Piracicaba, Centro de Assistência Social Coração de Maria Nossa Mãe (Afascom) e Centro de Reabilitação de Piracicaba.