Durante as 24 horas que Piracicaba realizou a Virada Esportiva do Interior – evento realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo, organizado pela União das Federações Esportivas do Estado de São Paulo, em parceria com as prefeituras municipais, por meio da secretarias de esportes – foram realizadas 77 mil intervenções/atendimentos. As intervenções se referem em quantas atividades a pessoa pode ter acessado. Por exemplo: quem esteve no Parque da Rua do Porto pôde brincar de futsal na espuma, brincar no touro mecânico ou mesmo conhecer o horóscopo das virtudes e cada uma destas participações foi contada com uma intervenção. Quem explica a metodologia é José Maffei, gestor da Virada: “Apresentamos um número de pessoas participantes, mas o que vale para nós são as intervenções, afinal cada pessoa que participa da Virada Esportiva pratica diversas atividades, e cada uma dessas deve ser contada”. Maffei também expressou na abertura di evento seu contentamento com Piracicaba “A cidade tem demonstrado uma grande vocação para o esporte”, referindo-se a realização dos Jogos Abertos e tantos outros eventos de peso realizados em parceria entre Governo do Estado e Prefeitura. Os números da Virada em Piracicaba foram grandes: 36 modalidades esportivas; 34 locais de competições entre locais públicos e privados; 40 entidades, instituições e comunidades que foram parceiras na realização e cerca de 100 atividades, entre modalidades, jogos, brincadeiras e atividades de lazer. O evento começou ao meio dia do sábado, com o acionamento do cronômetro no parque da rua do porto e seguiu até o meio dia do domingo. Dentro deste intervalo diversas brincadeiras e as mais variadas modalidades esportivas, de voleibol ao quimbol, de gatebol ao judô, de beisebol a ginástica rítmica. Para o secretário Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Pedro Antônio de Mello, foi muito prazeroso realizar a Virada. “Esperamos realizar mais edições e pretendemos promover a Virada Esportiva Municipal” O Diretor do Departamento de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, João Francisco Rodrigues de Godoy, o Johnny, lembrou dos agradecimentos a todos que aceitaram o desafio e participaram da Virada: “Agradecemos de público as entidades, instituições e a comunidade em geral que se envolveu na realização e também participou dando um brilho especial ao evento” Com a Virada em Piracicaba, fecha-se o ciclo do projeto no ano de 2008. Segundo Maffei, há a intenção de continuá-lo no ano que vem devido ao sucesso. “O sucesso do evento está comprovado pela participação do público, e principalmente pela grande quantidade de solicitações de diversos municípios paulistas interessados em receber a caravana da Virada Esportiva, vamos atender a todos, 2009 teremos agenda cheia” revela José Maffei.