Durante o dia de hoje (18), a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Semdes) está promovendo o evento com palestras e discussões referentes ao tema “As faces da violência contra crianças e adolescentes”, marcando o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

O evento que conta com participação de autoridades locais e representantes de entidades, que atuam com criança e adolescente. O evento acontece na Societá Italiana de Mútuo Socorso, à rua Dom Pedro I, 781, Centro.

No período da manhã, foram ministradas palestras por Maria Inês Rondello, psicóloga do Projeto Quixote, que integra o Departamento de Psicologia da Unifesp – Universidade Federal de São Paulo e Elaine Nicoletti, assistente social da Pastoral Carcerária de São Paulo .

Maria Inês Rondello, destacou que entre as ações desenvolvidas pelo departamento para coibir e combater o abuso e a exploração sexual infanto – juvenil, é o trabalho de preservação da cidadania, que resulta numa ação preventiva contra violência em geral. Pelo Quixote, segundo a psicóloga, é desenvolvido trabalho processual e integral com a criança e a família, visando a garantia de todos os seus direitos.

Elaine Nicoletti, assistente social da Pastoral Carcerária expôs no evento sua experiência pessoal com trabalhos desenvolvidos desde 1992 com meninos e meninas em situação de rua em São Paulo. Segundo ela, a relação entre os menino e meninas de rua e a população do cárcere, é que muitos jovens, hoje com 18 e 19 anos, não se prostituíram recentemente e sim há vários anos.

Elaine enfatizou que esta situação é preocupante no País e é preciso desenvolver um projeto que possa alterar esta condição histórica de anos e que em algum momento precisa ser superada. Ela defende que não adianta pensar em ações que tirem os meninos e meninas das ruas, mas propiciar perspectivas de futuro junto às suas famílias.

No período da tarde está prevista mesa-redonda com a participação de autoridades e representantes de diversas entidades, com de debates sobre o tema e apresentações dos programas desenvolvidos em Piracicaba com a população infanto-juvenil.