Vigilância Sanitária realiza força-tarefa e fiscaliza 56 mercados
Ação teve caráter educativo e preventivo; notificações foram realizadas para estabelecimentos realizarem pequenos ajustes
A Vigilância Sanitária Municipal realizou, nos dois últimos fins de semana, uma ação de fiscalização em 56 mercados do município. A força-tarefa realizada sem aviso prévio teve como objetivo verificar por amostragem a qualidade dos serviços oferecidos à população e orientar os comerciantes quanto às boas práticas de manipulação de alimentos.

De acordo com a equipe técnica da Vigilância, a ação tem caráter educativo e preventivo e busca garantir a segurança alimentar e a qualidade dos produtos comercializados. “Nosso foco é orientar e assegurar que os estabelecimentos mantenham padrões adequados de higiene e conservação, protegendo a saúde do consumidor”, destacou a gerente do Cevisa (Centro de Vigilância em Saúde), Carina Baron.
Durante as inspeções, foi constatado que 50% dos estabelecimentos apresentavam condições satisfatórias de funcionamento, atendendo aos critérios exigidos pela legislação sanitária. Os outros 50% receberam notificações para realizar pequenos ajustes, principalmente relacionados à organização geral do ambiente e ao controle de validade de alimentos fracionados ou abertos.
A fiscalização faz parte de um cronograma contínuo da Vigilância Sanitária de ações voltadas aos estabelecimentos com licenciamento automático, reforçando o compromisso do município com a segurança e o bem-estar da população.
