Na manhã desta quinta-feira (24), a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) divulgou novo balanço da campanha de vacinação contra a paralisia infantil no município. Os dados mostram que 90,76% do número estimado de crianças menores de cinco anos tomaram a vacina.
De acordo com Jaqueline De Carli Arnosti, responsável pelo setor de imunização da VEM, 21.511 crianças foram imunizadas no município. No início da Campanha a Secretaria informou que a estimativa era vacinar aproximadamente 23.700 crianças, 95% do total da população desta faixa etária.
Segundo Jaqueline, a Secretaria Estadual finaliza a campanha nesta sexta-feira (25). Em Piracicaba, a vacinação segue até o dia 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e unidades de Programa Saúde da Família. Nesta sexta-feira (25), devido ao jogo da Seleção Brasileira contra Portugal, as unidades de saúde fecharão às 10h e reabrirão às 14h, conforme determinado no decreto 13.629, assinado pelo prefeito Barjas Negri.
Poliomielite
Erradicada no país desde o início dos anos 90, a poliomielite é causada pelo poliovírus selvagem, e se caracteriza por febre, mal-estar e cefaleia, podendo causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são raros. A vacina é recomendada para crianças menores de 5 anos.