Vigilância autuou 3 estabelecimentos por descumprirem decreto de combate ao coronavírus
O Cevisa (Centro de Vigilância em Saúde), com apoio da Guarda Civil (Pelotão Ambiental e Romu), autuou 3 estabelecimentos, interditou 4 e notificou 10 na última operação para fazer cumprir o decreto número 18.379, que estabelece o protocolo sanitário geral da fase 3 (amarela) do Plano São Paulo para combate ao coronavírus em Piracicaba. Em três dias, 60 estabelecimentos foram visitados e a maioria tem respeitado o decreto.
Os estabelecimentos autuados já haviam sido orientados, notificados e interditados por descumprir o decreto. Agora, com a autuação, o proprietário tem 10 dias para apresentar sua defesa e um Plano de Contingenciamento Sanitário, constando todas as medidas para evitar a contaminação pelo coronavírus para poder voltar a funcionar. A multa pode ir de 10 a 10.000 UFESP e cada UFESP está em R$ 27,61. Além da multa, o proprietário pode ter o alvará cassado.
A comandante da Guarda Civil, Lucineide Maciel, explica que as operações de fiscalização vão continuar para que a progressão de fases seja segura. “A maioria dos comerciantes está consciente de que seguir o protocolo geral sanitário é a melhor e mais rápida forma para a retomada da economia e estão, também conscientizando seus clientes para que sigam as regras, se protejam e protejam os outros”, disse.
