A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) publicou nas redes sociais um vídeo mostrando o funcionamento e a rotina de trabalho do Disk Animais, serviço vinculado ao Pelotão Ambiental (grupamento da Guarda Civil de Piracicaba) que recolhe animais de grande e médio porte vítimas de maus tratos ou abandonados em vias públicas e áreas verdes da cidade.

O vídeo integra a série "Bastidores da Sedema", que está sendo produzida pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) em comemoração ao mês do meio ambiente. O Dia do Meio Ambiente foi celebrado no dia 5 de junho.

O vídeo contém explicações e depoimentos da bióloga Elizabeth Nunes (do NEA), da veterinária Marianna Curi, que é responsável pela parte técnica do Disk Animais, e do subinspetor José Antônio Mendes, do Pelotão Ambiental.

De maneira informal, eles explicam como acontece a captura dos animais abandonados pela cidade, a chegada na fazenda onde são acolhidos (área de 45 mil m², na Vila Fátima), a obrigatória quarentena – onde são vacinados e submetidos a exames veterinários para saber seu estado de saúde e evitar o contágio de doenças em outros animais do plantel , como são alimentados e como cuidados pela equipe de tratadores do Disk Animais.

O vídeo ainda esclarece que os animais que não são retirados por seus proprietários, após o prazo legal de 10 dias, são vendidos em leilões públicos, que são realizados de tempos em tempos.

O Disk Animais apreende bovinos, caprinos, ovinos, suínos, equinos, asininos (jumentos e jumentas) e muares (burros e mulas). A equipe do Disk Animais é composta pela veterinária, cinco tratadores, um motorista e quatro guardas civis do Pelotão Ambiental, que têm competência fiscalizatória.

A sede do Disk Animais fica na rua Alberto Coral, 1.500, na Vila Fátima, numa área de 45 mil m² localizada dentro da fazenda do Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico do Centro Sul (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O telefone do Disk Animais para denúncias é o (19) 3426-1996.

A veterinária Marianna Curi é responsável pela parte técnica do Disk Animais PARA ACESSAR O VÍDEO

No YouTube: https://youtu.be/CEDQBPdKRec No Facebook: https://www.facebook.com/nucleoeducacaoambiental