A América Central, definitivamente, curvou-se à tecnologia do etanol brasileiro, classificando Piracicaba num patamar de detentora das ferramentas fundamentais para o desenvolvimento de projetos técnicos e agrícolas.
A afirmação é secretário de Indústria e Comércio da Prefeitura de Piracicaba, Luciano Almeida, que integrou Comitiva Oficial do Governo Brasileiro, composta também por 50 empresários, que visitou o Panamá, Costa Rica, El Salvador, Guatemala e Honduras, no final do mês de maio.
Durante a viagem, Luciano Almeida representou a comitiva na apresentação do tema etanol, esclarecendo dúvidas e encaminhando aos governantes/empreendedores destes países as possibilidades de negócios com grupos empresariais brasileiros.
Na bagagem, Luciano trouxe também a certeza que a América Central é a porta de entrada para os Estados Unidos. “Não foi uma simples viagem de apresentação: negócios foram firmados e contatos iniciados, ou seja, os resultados poderão continuar surgindo”.
Luciano explica que os representantes dos países visitados deram sinais de que querem adquirir plantas de etanol, plantas desidratadoras (que transformam o álcool desidratado em anidro) e parcerias com produtores brasileiros. “A possibilidade de exportar para os USA motiva os empresários a buscarem informações e negócios com o Brasil”, comenta Luciano.
Promovida pela Apex (Agência de Promoção e Exportação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), a delegação brasileira se comprometeu em encaminhar para os países da América Latina a legislação de comercialização de veículos flex fuel (movidos a gasolina e álcool). “As autoridades e empresários demonstraram grande interesse em adequar a legislação em vigor nestes países para permitir o comércio de carros flexíveis. Para o Brasil, a abertura deste novo canal impulsionará – e muito – as exportações brasileiras”, completa. Luciano disse que a Apex deve agendar reunião com a Anfavea, no intuito de discutir ações que possibilitem a exportação deste tipo de veículo à América Latina.
Além da consultoria técnica para as instalação de usinas de etanal, os representantes do países demonstraram interesse na melhoria genética das espécies de cana cultivadas na América Central. “Hoje a produtiva é muito pequena em relação ao Brasil. Houve interesse pela troca de informações”, garante Luciano Almeida.
Delegações confirmam participação no Simtec 2006
Durante as visitas, a comitiva brasileira convidou autoridades desses países a visitarem o Simtec – Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira, que ocorre entre os dias 18 e 21 de julho, no Engenho Central. O evento aborda a cadeia sucroalcooleira como um todo, dos produtos rurais aos principais grupos empresariais do país.
De acordo com Luciano Almeida, estão confirmadas delegações da Costa Rica, Guatemala e El Salvador. “As embaixadas estão empenhadas na vinda desses países ao evento. Sem dúvida, uma oportunidade importante para os empresários brasileiros”, confirma o secretário.
Apresentação ao público piracicabano – O balanço da viagem feita à América Central será apresentado pelo secretário a empresários de Piracicaba e região. No próximo dia 14, no anfiteatro do Centro Cívico da Prefeitura, Luciano repetirá a apresentação sobre etanal feita na América Central.