Em homenagem ao Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, foi lançada oficialmente na tarde de hoje, 02 de setembro, durante a abertura da X Olimpíada da 3ª Idade, no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, a programação do VI Cultura e Movimento na 3ª Idade, que reunirá um vasto leque de atividades, como ações esportivas, espetáculos musicais e teatrais, ações de saúde e muito mais. O programa contará com atividades gratuitas que acontecerão entre os dias 02 de setembro e 04 outubro.

O evento é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias da Ação Cultural (Semac); Desenvolvimento Social (Semdes); Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Turismo (Setur), Trânsito e Transportes (Semuttran), Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Saúde, Centro de Comunicação Social (CCS) e Câmara de Vereadores, com o apoio do Conselho Municipal do Idoso, Lar Betel, Lar dos Velhinhos, Sesc Piracicaba, Rede Drogal, Faculdade Anhanguera, Senac Piracicaba, Clube de Campo, Santa Casa Saúde, Casa Bonsai e CLAP (Centro de Longevidade e Atualização de Piracicaba).

O programa Cultura e Movimento na 3ª Idade surgiu em 2009, após uma iniciativa da secretária municipal da Ação Cultural Rosângela Camolese em realizar uma programação única para comemorar o Dia do Idoso. “Percebíamos que cada secretaria e cada entidade realizava suas atividades de forma isolada. Acabava ficando muito disperso. Optamos por desenvolver um cronograma de atividades único para que, na medida do possível, não acontecessem várias atividades no mesmo horário. Assim, em 2009 realizamos uma espécie de laboratório, por meio do qual obtivemos sucesso e a ideia foi mantida e ampliada nos anos seguintes”, afirma a secretária.

PROGRAMAÇÃO

A abertura da X Olimpíada da 3ª Idade marcou também o início da programação do VI Cultura e Movimento na 3ª Idade. Até o dia 04 de outubro, o evento contará com atividades diversas. O passeio turístico sairá do Casarão do Turismo. Estação da Paulista, Senac e Estação Idoso recebem palestras e ações diferenciadas. O Teatro do Engenho será sede de apresentação da Orquestra Sinfônica, espetáculo de teatro, apresentação de cinema e sarau. O Sesc contará com Encontro de Corais.

Dia 1º é a data da Sessão Solene, que acontecerá no Lar dos Velhinhos, com realização da Câmara de Vereadores. A programação se encerra no dia 04 de outubro, com a 4ª Caminhada Entre Gerações, que terá concentração na Estação da Paulista a partir das 8h.

“Ao longo desse mês de atividades, nosso grande intuito é o de estimular o convívio do idoso na sociedade. Esperamos que muitos participem das ações, o que certamente será muito benéfico, não só para os idosos, mas também para suas famílias”, completa Rosângela Camolese.

PROGRAMAÇÃO – VI Cultura e Movimento na 3ª Idade

Dia 02/09, terça-feira

Abertura da X Olimpída da Terceira Idade

Eleição de Miss e Mister 3ª Idade